17.8.15

O JOVEM RICO - MATEUS 19,16-22 - REFLEXÃO DIÁRIA









Há uma coerência perfeita da Palavra de Deus proferida no antigo testamento e a palavra de Jesus, ‘caminho para a felicidade’,  proferida  no novo testamento.

Podemos  constatar tal coerência da palavra de Jesus no dia de hoje e no salmo 103, 17-18 , cantado por Davi:  ‘ É eterna porém, a misericórdia do Senhor para os que o temem e sua justiça se estende aos filhos de seus filhos, sobre os que guardam a sua aliança, e, lembrando, cumprem seus mandamentos.’

Assim,  quando Jesus, responde à pergunta do jovem rico, Jesus vai além da misericórdia de Deus, para conosco e para a nossa família como nos diz Davi, Jesus estende os benefícios dos dons à um número maior de pessoas  como uma grande família e propõe, àquele jovem que depois, O siga! 

"Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.'


'O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai,  vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.’ Mt 19,16-22


Diz-nos  a Igreja do Senhor : ‘A esta primeira resposta  é acrescentada uma segunda: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus  bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me” . Esta não anula a primeira.  O seguimento de Jesus Cristo  inclui  o cumprimento dos mandamentos.  A Lei não foi abolida – Mt 5,17, mas o homem é convidado a reencontrá-la na pessoa de seu Mestre, que é o cumprimento perfeito dela.  Nos três Evangelhos sinóticos, o apelo de Jesus dirigido ao jovem rico, de segui-lo na obediência do discípulo e na observância dos preceitos, é relacionado com o convite à pobreza e à castidade – Mt 19,6-12.21.23-29. Os conselhos evangélicos são indissociáveis dos mandamentos.’ CIC 2053


Josué proclamou para os israelitas e estes proclamaram juntos: “ Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor” – Js 24,15.24, e,  quando nós esperamos, confiamos e servimos o Senhor, toda a nossa família é abençoada, e a justiça do Senhor está sobre ela, como Davi nos exorta no salmo 103, e,  Paulo e Silas em Atos 16,31: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família.” 

Jesus amado, Jesus querido, sois  a fonte de todas as bênçãos em nossas vidas. Tudo o que somos, temos e amamos procedem de Vós! Ajuda-nos Senhor Jesus a sermos generosos e a desapegarmos do muito que nos destes  em benefício dos irmãos, amém!

Ao “sim” de Maria,  sabendo pelo Anjo que Isabel estava no sexto mês de gravidez, ela foi à casa de Isabel – Lc 1,39, levando seus dons para servi-la . Que Maria a Mãe de Jesus e nossa, nos ensine a   nos despojarmos de nós mesmos, para servir aos irmãos necessitados e assim, fazermos a vontade do Senhor !

Graças Pai Santo, glórias e louvores a vós, Senhor!

Brasília-DF., 17 de agosto de 2015
          Ana Miranda Bessa
     

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário