28.8.15

AS DEZ VIRGENS - MATEUS 25,1-13 - REFLEXÃO DIÁRIA







Faz alguns anos, vim de Cuiabá-MT à Brasília-DF para uma reunião de trabalho e por necessidade do serviço tive que ir à São Paulo , só que vim com a roupa do corpo e em São Paulo, a temperatura estava abaixo dos dez graus... Tive que dormir em São Paulo, passei frio e desde então, não viajo sem roupas alternativas...

A experiência não somente nossa mas de pessoas que compartilham conosco suas dificuldades e também vitórias, a dor, o sofrimento, nos levam à virtude da prudência, e a virtude da prudência no nosso dia-dia, pode nos levar a escutar a voz do Espírito Santo naquilo que o Senhor nos pede, naquilo que o Senhor quer que nós façamos para o nosso bem e para o bem dos irmãos...

A parábola das dez virgens nos leva a pensar seriamente em como abraçamos a nossa fé quanto às nossas prioridades e oportunidades, aliadas à nossa disponibilidade e possibilidade em seguir e servir ao Senhor!

‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: ”O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo.Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo.' Mt 25,1-5

                      

 'No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”. Mt 25,6-13‘Esta parábola refere-se a um costume judaico. As núpcias eram celebradas em geral durante a noite e as moças, companheiras da nubente, formavam um cortejo diante do esposo que elas então acompanhavam até o lugar do banquete.’  No sentido teológico, ‘As virgens representam os cristãos à espera do esposo, Cristo. Ainda que ele tarde, a lâmpada da sua vigilância deve estar preparada.’ Rodapé Bíblia

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Cristo afirmou antes da sua Ascensão que ainda não chegara a hora do estabelecimento glorioso do Reino messiânico esperado por Israel – At 1,6-7, que devia trazer a todos os homens, segundo os profetas – Is 11,1-9, a ordem definitiva da justiça, do amor e da paz. O tempo presente é, segundo o Senhor, o tempo do Espírito e do testemunho - At 1,8, mas é também um tempo ainda marcado pela “tristeza” – 1 Cor 7,26 e pela provação do mal – Ef 5,16, que não poupa a Igreja – 1 Pd 4,17 e inaugura os combates dos últimos dias - 1Jo 2,18;4,3; 1 Tm 4,1. É um tempo de expectativa e de vigília – Mt 25,1.13; Mc 13,33-37. ' CIC 672.

A palavra de hoje nos motiva a cada vez mais estarmos ligados ao Senhor Deus de Amor! A dedicação, a clareza de propósito, a persistência,  fazem parte da nossa vida para atingirmos os nossos objetivos...

Caríssimos, que o Espírito Santo , nos ilumine e nos dê sabedoria em todas as circunstâncias das nossas vidas e nos momentos de decisão, quando tivermos que negar algo em uma questão dramática ou seguir em frente naquilo que nos propomos alcançar, especialmente, quando as oportunidades forem iguais!

Que Nosso Bom Deus e Pai abençoe todos os casais enamorados os noivos e os cônjuges cristãos, para que suas famílias sejam alicerçadas no amor fraterno, solidário e previdente e que Jesus permaneça com cada um, como lâmpada e luz em seus caminhos!

Que Maria, a Mãe de Jesus e nossa, esposa e dona de casa, permaneça com cada um de nós, nos levando a Jesus, hoje e sempre, amém!

Santo Agostinho – Bispo e Doutor – Argélia, 354-430, filho de Santa Mônica, Bispo de Hipona e o maior entre os padres e doutores da Igreja latina, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 28 de agosto de 2015 
       Ana Miranda Bessa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário