2.8.15

O PÃO DA VIDA - JOÃO 6,24-35 - REFLEXÃO DO PASTOR





  ' “O Senhor deu a comer o pão do céu”, rezamos hoje com o Salmo responsorial (Sl 77), louvando a Deus pelas vezes que temos tido a graça de receber “o Pão que desceu do céu e dá a vida ao mundo” (Jo 6,33). Este é o tema principal da Liturgia da Palavra. Nós continuamos a meditar o capítulo 6º do Evangelho segundo João, iniciado no último domingo. O texto, hoje proclamado, nos mostra a reação do povo diante da multiplicação dos pães. Segundo as palavras de Jesus dirigidas à multidão, eles não estavam conseguindo discernir os “sinais” do Reino acontecendo por meio dele. Estavam procurando-o somente “porque comeram o pão e ficaram satisfeitos” (Jo 6,26). O episódio torna-se ocasião para a explicação que Jesus dá sobre o sentido do “sinal” que ele havia realizado, o discurso sobre o “pão da vida” ou o “pão do céu”, sobre o “alimento que permanece até a vida eterna”, que ele mesmo dará. Na verdade, este alimento é o próprio Jesus, como ele mesmo declara: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,35).

O que fazer diante disso? A obra que Deus espera que realizemos é “crer naquele que Ele enviou” (Jo 6,29), segundo a resposta dada pelo próprio Jesus aos que lhe perguntaram. Esta é a resposta que Deus espera também de nós: a fé em Jesus Cristo que nos leva a discernir os sinais de sua presença entre nós. Fé que é dom de Deus a ser acolhido e alimentado pela oração, pela adoração, pela meditação da Palavra e pela participação assídua nas missas, principalmente no dia do Senhor.


No final do diálogo entre Jesus e a multidão, no qual são recordados Moisés e o “maná no deserto”, diante da promessa do verdadeiro pão que desce do céu, o povo pede a Jesus: “Senhor, dá-nos sempre deste pão” (Jo 6,34). Nós também, hoje, nos sentimos necessitados do Pão da Vida. Por isso, repetimos a súplica da multidão: “Senhor, dá-nos sempre deste Pão!” Assim pedimos, dispostos a valorizar sempre mais a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento, através da comunhão eucarística, da adoração ao Santíssimo Sacramento e da vivência da comunhão que recebemos. Aproveitemos para refletir sobre como estamos participando das missas, como nos preparamos para participar da Eucaristia e sobre como vivemos a comunhão eucarística em nossas famílias, comunidades e nos diversos ambientes.

Neste início do Mês Vocacional, somos convidados a rezar, de modo especial, pelas vocações sacerdotais, refletindo sobre a sua importância na Igreja. O Pão da Vida se faz presente na celebração eucarística por meio dos sacerdotes.  Agradecemos a Deus pelo dom do sacerdócio e por cada um de nossos padres. Agradecemos aos nossos sacerdotes, reconhecendo a sua dedicação pastoral, rezando por eles, para que sejam fiéis na vivência do ministério sacerdotal. '

           A PALAVRA DO PASTOR
                       O PÃO DA VIDA
                    Dom Sergio da Rocha
                  Arcebispo de Brasília - DF.

Em 02 de agosto de 2015
Ana Miranda Bessa


                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário