31.8.15

JESUS EM NAZARÉ - LUCAS 4,16-30 - REFLEXÃO DIÁRIA






Ontem, estive com meu netinho de um aninho que está aprendendo a andar e ensinando-o a descer do sofá de barriga, bem lentinho, quando ele realizava a descida, sorríamos um para o outro e eu o elogiava batendo palminhas com ele e ele ficava todo sorridente e feliz fazendo gestos para fazer de novo ... e a alegria dele pelo sucesso da ação me contagiava e me emocionava imensamente...

Hoje, ao refletir sobre o evangelho de Jesus Cristo, narrado por Lucas me fez lembrar a época que fui catequista de adultos, na minha Paróquia, a noite, onde a maioria eram secretárias e secretários do lar.

Na conclusão do curso, a alegria de todos me contagiava tanto que eu me sentia como senti ontem com o meu netinho ao ver seus progressos, rompendo barreiras com seu corpinho, suas mãozinhas, suas perninhas, ainda frágeis, assim como os secretários na catequese, vencendo as barreiras do cansaço, do sono, das dificuldades do aprendizado... Lá estava eu no meio deles, na força e na unção do Espírito Santo porque fui chamada e aceitei o convite para estar  com eles – os pobres – e anunciar a Boa Nova de Jesus.
                             

'Naquele tempo, veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.'

'Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”'

'Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.'

'E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o Sírio”. Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício.Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.’ Lucas 4,16-30

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolheram com um coração humilde. Jesus é enviado para “evangelizar os pobres” – Lc 4,18;7,22. Declara-os bem aventurados pois “o Reino dos Céus é deles” – Mt 5,3; foi aos “pequenos” que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos - Mt 11,25. Jesus compartilha a vida dos pobres, desde o estábulo até a cruz; conhece a fome – Mc 2,23-26; Mt 21,18, a sede Jo 4,6-7; 19,28 e a indigência Lc 9,58. Mais ainda: identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar no seu Reino – Mt 25,31-46. CIC 544.

Caríssimos, esta passagem final do evangelho de Jesus: ‘ ... Jesus, porém, passando pelo meio deles, prosseguia seu caminho ...’ , eu a trago para o meu cotidiano, que não devo ter medo de ser rejeitada,  nem de  testemunhar a minha fé, e  quando não me sinto acolhida em determinado lugar, porque se ali onde estou não estou me sentindo bem, existem muitos outros lugares e muitas outras pessoas que me acolhem, assim como acolhiam Jesus!

Cantemos: ‘ meu coração transborda de amor, porque Jesus é a minha paz’, e, sintamo-nos envolvidos pela paz e pelo amor de Jesus, porque O acolhemos e aos irmãos que creem , confiam e esperem Nele e assim podemos experimentar, experienciar e irradiar felicidade aonde quer que nós estejamos pela alegria da Vida Divina que procede do Senhor Nosso Deus e Pai para cada um de nós, através de seu muito amado Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor! Ó, Glória!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, caminhe conosco e nos leve à Jesus, amém!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

Brasília-DF., 31 de agosto de 2015
Ana Miranda Bessa


                       
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário