9.8.15

ENSINADOS POR JESUS - JOÃO 6,41-51 - REFLEXÃO DO PASTOR





“Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1Rs 19,7). Estas palavras foram dirigidas duas vezes ao profeta Elias. Cansado de caminhar, incompreendido e perseguido, ele estava num momento muito difícil de sua missão. O convite a caminhar é dirigido a todos nós e, de modo especial, aos que passam por provações ou estão desanimando diante dos desafios da vida. Deus jamais nos abandona! Por isso, devemos permanecer sempre unidos a ele e com ele continuar a caminhar, perseverando no caminho do bem e da verdade. Diante dos desafios, o cristão não pode se acomodar, nem desanimar.
                                    

 Caminhar é preciso! Caminhar com Deus, por Ele alimentados com o “Pão da Vida” (Jo 6,48), com o “pão vivo descido do céu” (Jo 6,51) que é Jesus Cristo, conforme ouvimos, continuando a meditar o capítulo 6º do Evangelho segundo João. É preciso alimentar-se para ter vida e caminhar. É preciso alimentar-se do Pão que é Cristo para ter a vida eterna. Daí, a importância da Eucaristia, conforme temos refletido à luz do Evangelho. Entretanto, para ser saciado pelo Pão da Vida, é necessário crer. O Evangelho nos fala dos que murmuravam contra Jesus, recusando-se a crer nele e, assim, rejeitavam o Pão que sacia plenamente e dá a vida eternamente.
Estamos iniciando, hoje, a Semana da Família. Como deve ser a vida da família que se alimenta do Pão que é Jesus Cristo? Na Carta aos Efésios, encontramos um verdadeiro programa da vida para as nossas famílias: a bondade, a compaixão e o perdão, em resumo, “viver no amor, como Cristo nos amou” (Ef 5,2), eliminando toda amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias e maldade. É importante valorizar a família, a começar da própria casa, assumindo com responsabilidade a parte que cabe a cada um para que a família esteja unida e em paz.

Na família, o pai ocupa lugar de especial importância, juntamente com a mãe.  Neste Dia dos Pais, rezemos agradecidos a Deus Pai, suplicando pelos pais que continuam a sua missão, assim como, pelos pais falecidos. Os filhos possam oferecer aos pais: as orações, o amor, o respeito, a gratidão e a busca da paz. Os pais, sustentados pelo Pão da Vida, possam oferecer aos seus filhos o pão cotidiano e, por meio da educação cristã, o pão que é Jesus Cristo.
Continuamos a viver, em todo o Brasil, o Mês Vocacional. Rezemos pelas vocações e procuremos refletir sobre como temos vivido a vocação cristã, isto é, o chamado a seguir Jesus, sendo “sal da terra” e “luz do mundo”, a começar da própria família.
          A PALAVRA DO PASTOR
CAMINHAR ALIMENTADOS PELO PÃO DA VIDA
                    Dom Sergio da Rocha

                   Arcebispo de Brasília-DF.


Em, 09 de agosto de 2015
Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário