17.12.15

ASCENDÊNCIA DE JESUS - MATEUS 1,1-17 - REFLEXÃO DIÁRIA










Quão maravilhosa é a origem e a fonte que compõem as famílias de Deus desde Abraão, e que contribuíram para que Nosso Deus e Pai nos enviasse Jesus que nos reconciliou com Ele!

Conhecer os nomes e a história destas famílias que nos antecederam, nos faz reconhecer o Plano de Deus em nossas vidas... Existiu um homem que se uniu à sua mulher, que geraram filhos, que se multiplicaram como os galhos que formam a Árvore Genealógica, da Ascendência de Jesus!

E, graças ao Nosso Bom Deus e Pai, podemos conhecer e saber que Jesus Cristo é o fundamento que nos trouxe a Vida! Jesus é real, é palpável, e não uma ficção, e nem uma 'lenda urbana' . Jesus foi enviado por vontade do Pai Eterno, Criador de todas as coisas. Graças ao seu Santo Espírito de Amor, concebeu no seio virginal de Maria, a cheia de graça, pura e santa, que com José, homem justo e também santo, formaram a Sagrada Família de Nazaré, para acolher Jesus ‘pequenino, que chora como todas as crianças ‘, o Messias esperado, o Filho Unigênito de Deus-Pai!

Abramos o nosso coração para acolhermos a todas as pessoas que antecederam e contribuíram para a chegada de Jesus nosso Salvador, como nos narra Mateus, no evangelho de hoje:
                                        

'Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze’. Mateus 1,1-17

‘Alegremo-nos no Senhor, porque ele veio, virá novamente e terá compaixão do seu povo. A caminho do Natal, esperamos aquele a quem convergem todas as gerações e toda a história'.

Ó Sabedoria, que saístes da boca do Altíssimo e atingis até os confins de todo o universo e, com força e suavidade, governais o mundo inteiro: oh, vinde ensinar-nos o caminho da prudência’.  
Antífona do "Ó" -  Liturgia

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ‘conservai-nos no amor de vosso Espírito, para que experimentemos a misericórdia do vosso Filho’. Amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, para que como a Senhora disse ‘sim’ à Palavra de Deus e fez a Sua Vontade, possamos também nós  Mãe, e nossas famílias,  sermos solícitos, dóceis e receptivos ao Nosso Deus e Pai e à Cristo Jesus! Amém!


'Minha alma glorifica o Senhor e exulta de alegria o meu espírito em Deus meu Salvador' - Lc 1,46, porque faz 10 anos de casamento da nossa filha ... A família já multiplicou: temos dois lindos netinhos! Graças Pai, glórias e louvores a Vós, Senhor!

Brasília-DF., 17 de dezembro de 2015
      Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário