13.12.15

PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA - LUCAS 3,10-18 - 'ALEGRAI-VOS NO SENHOR!': REFLEXÃO DO PASTOR








‘O terceiro Domingo do Advento é denominado Domingo “Gaudete” ou “Domingo da Alegria”. A palavra latina gaudete é tomada da antífona de entrada da missa: “Gaudete in Domino”, isto é, “Alegrai-vos no Senhor”, extraída da Carta de S. Paulo aos Filipenses (Fl 4,4s). Esta passagem paulina se completa com a afirmação: “o Senhor está perto”, indicando a razão de ser dessa alegria. Por isso, nas celebrações litúrgicas deste domingo pode ser utilizada a cor rósea para melhor exprimir a alegria que acompanha a espera do Senhor.

O profeta Sofonias anuncia ao povo de Israel: “Canta de alegria! Rejubila-te! Alegra-te e exulta de todo o coração!” (Sf 3,14), explicando o motivo dessa alegria: “ O Senhor, teu Deus está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva”. A presença amorosa de Deus é sempre motivo de alegria e de paz.

Na segunda leitura, retoma-se a passagem paulina fonte da referida antífona de entrada da missa. Afirma o Apóstolo: “Alegrai-vós sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos” (FL 4,4-7), pois o Senhor está chegando. Tal alegria deve ser acompanhada da confiança em Deus e da bondade para com todos: “não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus” e “que a vossa bondade seja conhecida de todos!” Neste Advento, temos a oportunidade de fazer a experiência da alegria que brota da oração confiante em Deus e da bondade para com as pessoas.

                                                      
A Liturgia da Palavra continua a por em relevo a figura de João Batista, destacando o seu convite à conversão dirigido a todos que o procuravam. “Que devemos fazer?”, perguntavam as pessoas a João ( Lc 3,10). O relato de S. Lucas ressalta que o chamado de João Batista à conversão se dirige a todos e de forma bastante concreta, destacando as exigências da partilha, da simplicidade, da honestidade e da verdade, atitudes hoje tão necessárias. Diante de Deus, também devemos nos perguntar: “que devemos fazer?”, dando passos concretos de conversão e de vida nova em Cristo.

Em todo o Brasil, neste domingo, realiza-se a coleta nacional da Campanha para a Evangelização, destinada a promoção e a sustentação da ação evangelizadora da Igreja. Somos todos responsáveis pela evangelização! Por isso, além da oração e da participação nas iniciativas pastorais da Igreja, nós somos convidados a oferecer também a nossa colaboração representada por essa coleta especial.

Unidos a toda a Igreja, bendizemos a Deus pelo Ano da Misericórdia. Possamos acolher a misericórdia divina, sendo “misericordiosos como o Pai”, através do perdão, da reconciliação e das “obras de misericórdia” ‘.

    A PALAVRA DO PASTOR
         ALEGRAI-VOS NO SENHOR!
             Dom Sergio da Rocha
                   Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 13 dedezembro de 2015
   Ana Miranda Bessa





                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário