7.12.15

O PARALÍTICO - LUCAS 5,17-26 - REFLEXÃO DIÁRIA










Jesus é luz  neste mundo sofredor – Jo 8,12. Jesus cura, Jesus salva, Jesus liberta, basta que o busquemos e Ele se deixa encontrar!

‘Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria’ – Sl 126 -, cantamos ontem no Dia do Senhor e a multidão hoje glorifica o Senhor com esse mesmo louvor... Estas palavras devem ecoar constantemente em nossos corações agradecidos porque Nosso Deus e Pai Compassivo desde que nos criou, se faz presente no meio de nós.

 Nosso Deus e Pai, sempre esteve conosco, dentre outros, através do Anjo Rafael  providenciou o medicamento que restituiu a visão de Tobit, pai de Tobias – Tb 11,10s; perdoa as nossas faltas e cura as nossas enfermidades - Sl 103,3; nos redime dos nossos pecados – Is 44,31; criou árvores que dão frutos e remédios para nós, seus filhos amados – Ez 47,12; nos levanta quando caídos – Os 6,1s...

A misericórdia de Nosso Deus e Pai se estende dos céus à terra para todos aqueles que o amam – Sl 103,11 . Jesus veio para nos mostrar esta misericórdia do Pai e tudo aquilo que vê o Pai fazer; tudo o que este faz o Filho o faz igualmente – Jo 5,19, e assim fez com o paralítico, do evangelho de hoje narrado por Lucas 5,17-26: 

‘ Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
  
                               
Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: ‘levanta-te, pega o leito e vai para casa’ ”. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”’ Lucas 5,17-26

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ As palavras e as ações de Jesus durante a sua vida oculta e durante o seu ministério público já eram salvíficas. Antecipavam o poder do seu mistério pascal. Anunciavam e preparavam o que iria dar à igreja quando tudo fosse realizado. Os mistérios da vida de Cristo são os fundamentos daquilo que agora, através dos ministros da sua Igreja, Cristo dispensa nos sacramentos, pois “aquilo que era visível ao nosso Salvador passou para os seus mistérios” – S. Leão Magno.

Como “forças que saem” do corpo de Cristo – Lc 5,17;6,19;8,46, sempre vivo e vivificante, ações do Espírito Santo em operação no seu Corpo que é a Igreja, os sacramentos são “as obras-primas de Deus” na Nova e Eterna Aliança.’ CIC 1115/1116

Louvado seja nosso Deus e Pai que sempre nos envia amigos, Anjos, para nos ajudar: enviou Rafael à Tobit e Tobias; enviou Jesus para nos curar, perdoar e salvar e Jesus assim o fez a todos que o procuravam, como fez ao paralítico que nos dá este belo testemunho de fé...

Jesus também quer perdoar os nossos pecados e curar as nossas enfermidades e as nossas fraquezas... Recorramos a Ele e o busquemos com fé pois Ele nos ama e quer que nós sejamos felizes – Jo 20,29!

Caríssimos, acreditemos, confiemos e esperemos no Senhor, porque o Senhor Jesus veio para que tenhamos a vida e a tenhamos cada vez mais, diz o Senhor – Jo 10,10 .

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e leve-nos à Jesus!

Santo Ambrósio - Alemanha, 340-397 – Bispo e Doutor da Igreja, rogai a Deus por nós!

      Brasília-DF., 07 de dezembro de 2015
                 Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário