2.12.15

SEGUNDA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES - MATEUS 15,29-37 - REFLEXÃO DIÁRIA








Nosso Deus e Pai sempre cuidou de nós e a história da nossa salvação nos comprova isso, pois Deus amou tanto o mundo que nos enviou Jesus, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna – Jo 3,16 e vida abundante  - Jo 10,10.

Jesus em Nazaré leu na sinagoga sobre a sua missão, profetizada por Isaías:’ O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor’. Lc 4,16-21.

Assim aconteceu e Mateus nos relata, dentre outros, os milagres operados por Jesus no evangelho de hoje. Acolhamos com amor a palavra do Senhor: 'Naquele tempo, Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel.

Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.
                                          

Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.' Mateus 15,29-37

Nosso Deus é Pai, Pai bondoso,compassivo, misericordioso, que perdoa as nossas faltas e cura as nossas enfermidades – Sl 103,3, como fez com os israelitas que se rebelaram contra Ele e contra Moisés no deserto – Nm 21, também Jesus , como o Pai, cura, salva e liberta a todos aqueles que o procuram...

A comida é o combustível para o sustento do nosso corpo, da nossa vida e devemos trabalhar para obte-la, assim quis o Senhor Nosso Deus e Pai – Gn 3,19, porém Ele mesmo abriu exceções para com os israelitas quando caminhavam no deserto... Nosso Deus e Pai providenciou o Maná e Codornizes para alimentar o seu povo – Ex 16 e Jesus, igualmente, faz o mesmo no evangelho de hoje: com a ajuda dos discípulos, multiplicou os pães e peixes e os deu à multidão abundantemente, e até sobraram... Os discípulos compartilharam o que tinham e Jesus nos ensina para que assim o façamos com os irmãos mais necessitados...

Jesus, como o Pai, cuida de nós, nos dá a sua benção, unção; unge com óleo a nossa cabeça e o nosso cálice transborda: que maravilha Pai Santo, é habitar na vossa casa pelos tempos infinitos – Sl 23! O pão, o peixe, multiplicados por Jesus e dados aos discípulos para serem distribuidos ao povo, é a nossa Eucaristia hoje!
 Graças Pai Santo, glórias e louvores, a vós, Senhor!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogue a Deus por nós para que na mesa de todos tenha o alimento diário e o Pão da Vida, Fortaleza da alma! Amém!


Brasília, DF., 02 de dezembro de 2015
           Ana Miranda Bessa


                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário