2.1.20

JOÃO 1,19-28 - O TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, Bispos e Doutores da Igreja. São Basílio – 329-379, nasceu numa família de santos. Ingressou na vida monástica e mais tarde foi nomeado bispo de Cesareia. Ardente defensor da divindade de Cristo e do Espírito Santo, compôs diversas obras teológicas, além de uma regra monástica... São Gregório – 330-390. Na sua juventude, veio a conhecer Basílio, de quem se tornou grande amigo... Foi nomeado bispo em 381 e desempenhou papel preponderante no Concílio de Constantinopla, que definiu a divindade do Espírito Santo. Deixou também diversas obras, entre discursos teológicos, sermões fúnebres e poesias espirituais. Liturgia

Caríssimos, a Palavra de Deus nos orienta, conduz e nos fortalece na fé porque testemunhas oculares viram e conviveram com pessoas virtuosas, cheias de dons, e tanto estas, como aquelas, nos deixaram relatos de suas experiências e participação na História da nossa salvação... João Batista é um desses divinos personagens enviados por Deus, e ao se identificar aos representantes dos judeus lhes declarou: ”Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías - Jo 1,23. 

Verdadeiramente, assim como foi com João Batista a gritar no deserto, em nossos dias o anúncio e testemunho do Evangelho editado na mídia, ‘parece não encontrar apoio nem eco social, mas muitas vezes, indiferença e rejeição’, como se a Palavra de Deus não tivesse nenhuma importância, nem valor em suas vidas e simplesmente, a ignoram: olhos que não veem, ouvidos que não escutam...
                                          



‘Este foi o testemunho de João – Batista, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías”. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.' João 1,19-28.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque João Batista por vós enviado como o último dos profetas para ‘aplainar o caminho do Senhor, nos aponta Jesus, como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, e assim é Jesus, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz a vós – Jo 1,29-34; 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, em unidade com todos os nossos irmãos, nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de São Basílio e São Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que conheçamos Jesus e sua Palavra e vibremos com Ele, abrindo-nos ao seu amor, à sua graça, acolhendo-o em nosso coração, em nossas vidas... Amém!

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo e 'nos tornemos semelhantes à Sua Imagem'. Amém!

Brasília-DF., 02 de janeiro de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário