A palavra grega “epifania”, atribuída a esta solenidade, significa “revelação”, “manifestação”. Deus revela o seu amor e manifesta a sua salvação para todos, Em Jesus Cristo nascido em Belém cumpre-se, de modo admirável, a universalidade da salvação anunciada pelos profetas. Por isso, ao rezar, hoje, o Salmo 71, nós dizemos: “As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor”. Assim, hoje, nós também nos sentimos incluídos no presépio, como participantes do novo Povo de Deus, formado por gente de todas as raças, línguas e nações.
Assim como fizeram os magos, nós caminhamos ao encontro de Jesus menino, que está nos braços de Maria, com a atitude de adoração e com as nossas oferendas. Eles “ajoelharam-se diante dele e o adoraram” (Mt 2,10). Seguindo o exemplo daqueles homens sábios, nós também somos chamados a oferecer ao Menino Jesus os bens mais preciosos que temos, adorando-o como nosso Salvador.
Na celebração do nascimento de Jesus o nosso amor fraterno deve se alargar, estendendo-se especialmente aos que não são amados em nosso mundo, bem como aos que mais sofrem. Nós adoramos o Menino Deus que oferece a todos o seu amor e salvação, dispondo-nos a amar a todos com verdadeira caridade. A estrela que serviu de sinal para eles caminharem até Belém nos recorda que também nós necessitamos da luz de Deus para trilhar o caminho certo. E quando olhamos para o céu, iluminados pela fé, vemos que, na verdade, é ele quem vem ao nosso encontro, é ele quem já caminha conosco. Continue a celebrar e a viver o Natal, com a paz, a esperança e a alegria que Jesus nos traz. Aproveite este início de novo ano para começar uma vida nova, contando com o amor de Deus revelado no nascimento de Jesus e manifestado a nós na vida cotidiana.'
PALAVRA DO PASTOR
O AMOR DE DEUS SE MANIFESTOU
Dom Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.
Em, 05 de janeiro de 2020
Ana Pinto de Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário