A Igreja celebra a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. Em tempos modernos, o Papa Paulo VI pediu que este primeiro dia do ano civil fosse vivido como dia de oração pela Paz. Liturgia
Que a paz de Cristo inunde o nosso coração e de todos ‘aqueles que incansavelmente, se comprometem na cultura e cultivo da paz e do cuidado da vida, para que sejamos lâmpadas na vida dos pobres e sofredores’.
Caríssimos, os mensageiros e embaixadores de Deus existiram, e até os nossos dias ainda existem e existirão... Maria, ao chegar à casa de Isabel com Jesus em seu ventre, suscitou em Isabel o louvor e o reconhecimento pois 'com um grande grito Isabel exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite?"' – Lc 1,39-56.
Também a nossa fé cristã-católica, nos faz venerar, acolher e louvar a Maria ao contemplar os Mistérios da vontade de Deus em Jesus, seu Filho amado - para nos resgatar e reconciliar com Ele: na sua anunciação e nascimento; na vida pública; na sua paixão e morte na cruz e na sua Ressurreição !
No Evangelho de hoje, conforme ‘o anúncio do nascimento de Jesus em Belém - feito pelo Anjo aos Pastores que cuidavam de seus rebanhos, estes vão visitá-lo e contam o que lhes fora dito pelo Anjo sobre Jesus-Menino... Contaram também, que após o anúncio do Anjo, juntou-se uma multidão do exército celeste a louvar a Deus dizendo:"Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama!". Maria, silenciosamente, guardava esses fatos e meditava sobre eles em seu coração – Lc 2,8-20!
'Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido'. Lucas 2,16-21
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque envias Anjos-mensageiros para nos revelar a vossa vontade, pois ‘vós põe às claras o que está oculto nas trevas e manifestas os desígnios dos corações, quando então cada um receberá de vós o louvor que lhe for devido – 1 Cor 4,5’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, com toda a Igreja neste primeiro dia de 2020, nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelo nosso Brasil, para que vivamos um tempo novo: uma nova ordem social-política-econômica ... Ajuda-nos Mãe a como a Senhora e José, sejamos obedientes à vontade do Senhor, no respeito e na promoção da vida, da justiça e da paz, aonde quer que nós estejamos, e assim mereçamos o louvor do Pai que nos for devido, amém!
Brasília-DF., 1º de janeiro de 2020
Ana Pinto de Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário