28.1.20

MARCOS 3,31-35 - A FAMÍLIA DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São Tomás de Aquino, Presbítero – 1225-1274: Dominicano – 1244, formou-se no mosteiro de Montecassino e nas grandes escolas do tempo, e se tornou mestre nos centros de estudos de Paris, Orvieto, Roma, Viterbo e Nápoles, imprimindo ao seu ensinamento uma orientação original e sabiamente inovadora. Em muitas obras básicas, especialmente na célebre “Summa”, ele fez a sistematização genial da doutrina filosófica e teológica haurida da tradição. Exerceu influxo determinante sobre o rumo do pensamento filosófico e da pesquisa teológica nas Escolas dos séculos seguintes. Aos 28 de janeiro de 1369 seu corpo foi transferido para o convento dos dominicanos de Tolosa – França.
Liturgia 

Temos bons amigos de muitos anos e nos amamos reciprocamente, mas o elo mais forte de união aos nossos familiares vem do sangue que circula em nosso corpo, gerado e gestado por gerações que se perderam de vista, ou como se diz, se perderam no tempo, mas que estão e estarão infusos em nós com o 'selo indelével do Espírito Santo'!  

Em relação à minha mãe e meus irmãos, o Evangelho de hoje me toca profundamente desde que mudamos para outro Estado, ficando distantes uns dos outros, e nossos encontros, pela disponibilidade de tempo, se reduziram às férias e mesmo distantes, continuamos unidos...

A cena narrada por Marcos no Evangelho de hoje nos relata que havia uma multidão sentada ao redor de Jesus...


 Quando eu ia nas férias visitar a Mamãe e ficava sentada ao lado dela: ora conversávamos, ora ficávamos silenciosas, e eu me sentia como se estivesse sob uma árvore frutífera frondosa a apreciar os frutos intrínsecos dela, que eu alguns deles herdei e que me beneficiam copiosamente, tal qual aquela multidão com Jesus, que ele considerou como sendo sua família, e assim, todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos Nele, o somos...
                                                           



'Naquele tempo, chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.' Marcos 3,31-35.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque verdadeiramente sois Família Una e Trina : Pai – Filho – Espírito Santo e em Maria, com Jesus, o Senhor nos inseriu nesse liame de amor eterno até que todos juntos estejamos ao vosso redor no vosso Reino, na vossa Morada Eterna que Jesus preparou para nós – Jo 14,1-3! Graça, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que tornastes São Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Senhor; a sermos fiéis e perseverantes em vivenciar, testemunhar e anunciar Jesus ao mundo, como nosso irmão, e na Sua graça e poder,  ‘alegremo-nos com os frutos dos nossos esforços’, amém!

Brasília-DF., 28 de janeiro de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário