17.1.20

MARCOS 2,1-12 - O PARALÍTICO : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a memória de Santo Antão, Abade; nasceu por volta de 250, no Egito. Aos 18 anos, enquanto participava da Missa, ouviu no Evangelho: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me!” – Mt 19,21. Antão obedeceu à risca este convite de Jesus, desfazendo-se de todos os seus bens e partindo para o deserto, onde deu início a uma nova forma de vida cristã, a vida monástica. Logo atraiu grande número de imitadores. Sua biografia, escrita por S. Atanásio, inspirou Santo Agostinho e outros santos em seu processo de conversão. Morreu no Egito, aos 105 anos, em 355. Liturgia

Caríssimos, é uma dádiva de Deus conhecermos pessoas nas quais podemos confiar... Infelizmente vivemos um tempo de ‘Fake News’ que nos leva a constatar, a averiguar, a veracidade dos fatos, antes de os anunciarmos aos amigos, mesmo que procedam de fonte que consideramos segura...

Jesus, ao iniciar sua missão, atraia multidões porque as notícias dadas por pessoas que foram curadas e libertas de suas doenças, testemunhavam o bem que Jesus fazia a todos, indistintamente, e assim aconteceu com o paralítico e seus amigos muito esforçados que eram, desejosos de vê-lo curado e livre de sua paralisia, conseguiram trazê-lo até Jesus de maneira fantástica, criativa, inusitada... 

                                          

'Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: “Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.' Marcos 2,1-12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para com cada um de nós que vos busca... Graças Pai, porque a atitude do paralítico e seus amigos nos ensina a vos buscar e a perseverar no vosso seguimento sem nos deixar barrar pelos empecilhos e dificuldades que porventura advenham quando quisermos estar com o Senhor... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que chamastes ao deserto Santo Antão, pai dos monges, para vos servir por uma vida heroica, dai-nos, por suas preces, a graça de renunciar a nós mesmos e amar-vos acima de tudo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas nossas famílias, para que possam educar seus filhos’, antenados em Jesus, fonte inesgotável de amor, de vida e salvação... Amém! 


Brasília-DF., 17 de janeiro de 2020
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário