6.4.20

JOÃO 12,1-11 - A UNÇÃO DE BETÂNIA : REFLEXÃO DE ANINHA




Meditamos sábado passado sobre o plano dos sumos sacerdotes e fariseus de matar Jesus, ao saberem que Lázaro – irmão de Marta e Maria de Betânia, amigos de Jesus e falecido há quatro dias, havia sido ressuscitado pela ação de Jesus... Por este fato, como a perseguição à Jesus ficou mais intensa, o levou a não andar mais em público no meio dos judeus e retirou-se, com seus discípulos para a cidade de Efraim – Jo 11,1-56.

No Evangelho de hoje, Jesus foi a Betânia, à casa de Lázaro, que lhe oferecera um jantar para ele e seus discípulos; e por causa disso, os perseguidores de Jesus também planejaram matar Lázaro, a fim de eliminar ‘vestígios sobre a obra libertadora de Jesus’... 

                                               


'Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.' João 12,1-11

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao admoestar Judas Iscariotes - que criticou a atitude de Maria para com ele - Jesus, e o fez por interesse pessoal egoísta, nos ensina a sermos gratos, cordiais, acolhedores e fraternos a quem nos faz o bem, exortando-nos para que o façamos também, aos pobres e necessitados, compartilhando com eles, nossos dons, bens e serviço! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. Amém!

Santa maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que imitemos Jesus, ‘tratando a todos com respeito, delicadeza, mansidão, e que a vitória da Justiça’ e do Direito, reine em todos os corações, ‘em um efetivo compromisso no horizonte cristão da opção preferencial pelos pobres’ - Mt 25,40! Amém!

Brasília-DF., 06 de abril de 2020
 Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário