9.4.20

JOÃO 13,1-15 - JESUS LAVA OS PÉS DE SEUS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Ceia do Senhor que é a porta de entrada para o tríduo Pascal do Crucificado, Sepultado e Ressuscitado. Jesus realiza a Aliança com seus discípulos ressignificando a ceia pascal como memorial de sua entrega na cruz. Celebremos esta Ceia, deixando-nos ser transformados pelo Mistério do Senhor. Liturgia

Depreende-se que a nossa vida é um aprendizado constante e aquilo que gostamos e queremos alcançar, tem e sempre terá a contribuição de terceiros, e isso já acontece quando ainda estamos sendo gerados no ventre de nossa mãe e unos com ela vamos assimilando o seu modo de ser...

Quando grávida da nossa filha há 40 anos, meu médico me indicou uma terapeuta que me ensinou a fazer ‘respiração cachorrinho’ para relaxar e facilitar o parto normal... Uma noite, sem sono, sentada no sofá, exercitei tal respiração e quando parei, a bebê o fez igualzinho... Foi um momento lindo...

Caríssimos, nestes dias meditamos o quanto Jesus foi perseguido pelos seus algozes que queriam matá-lo, até que, sabendo ele, ter chegado a sua hora, na última ceia com seus discípulos, lavando-lhes os pés, lhes ensinou que a humildade na postura no seu seguimento
 – Fl 2,6-8, deveria nortear suas ações, para que o amor, a caridade fraterna, o respeito para com o outro, fosse praticado para com todos, como ali, ele, lhes demonstrara, ensinara... 
                                  



'Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?" Respondeu Jesus: "Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás". Disse-lhe Pedro: "Tu nunca me lavarás os pés!" Mas Jesus respondeu: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo". Simão Pedro disse: "Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça". Jesus respondeu: " Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos". Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: "Nem todos estais limpos". Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: "Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz".' João 13,1-15

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus para nos salvar ‘aceitou passar pela experiência da morte dos marginalizados, dos perdidos – Fl 2,8; Lc 23,32 para que todos os afastados pelo pecado pudessem ser reencontrados – Lc 15,32’. E, muitos dos seus discípulos, imitando seus gestos e atitudes, seguindo o seu exemplo, vivenciaram tal martírio para edificar e perpetuar a sua Igreja - Mt 16,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! 

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, no qual o vosso Filho único, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ‘pela Igreja na vocação de ser servidora e pobre, assim como Jesus o foi... Que seus ministros ordenados o sejam também, autênticos servidores do seu Reino de Amor’. Amém!

Brasília-DF., 09 de abril de 2020
 Ana Pinto de Miranda Bessa
           À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário