29.4.20

JOÃO 6,35-40 - JESUS, O PÃO DA VIDA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de Santa Catarina de Sena, Virgem e Doutora. Catarina – Sena, c.1347 – Roma, 29.04.1380 uniu à profundidade da vida contemplativa uma incansável atividade... Seus escritos, entre os quais recordamos o “Diálogo da Divina Providência” e o Epistolário, sobressaem pela sabedoria, fervor da caridade e extraordinária qualidade da linguagem. Paulo VI proclamou-a “doutora” da Igreja em 04 de outubro de 1970. Liturgia

Caríssimos, meditando a palavra, quando - no Evangelho de hoje, Jesus disse à multidão que ‘ a vontade do Pai é que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna, e ele ressuscitará no último dia’, reportei-me à última Ceia de Jesus com seus discípulos – que sabendo de sua Paixão, Morte e Ressurreição, instituiu a Eucaristia como memorial de sua presença entre aqueles discípulos e nós, que nele acreditamos – Lc 22,14-20. E Jesus, quando Ressurreto, prometeu que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20! 

João, o discípulo amado nos revela a promessa de Jesus: que em participarmos da Santa Eucaristia ele permanecerá em nós e nós permaneceremos nele – Jo 6,56, selando assim a palavra do Pai, como ele dissera à multidão... Promessa que fundamenta e aviva a nossa fé e consolida a nossa esperança! 

                                          



'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.' João 6,35-40

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos louvamos e vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco vossos filhos amados, que em Cristo Jesus nos resgatou e nos reconciliou com o Senhor – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1Pd 1,18-21, permanecendo em nós e nos fortificando para que vivamos tranquilos com a certeza da nossa salvação – Jo 6,39! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que inflamastes de amor Santa Catarina de Sena, na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, participar do mistério de Cristo, e exultar em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pela paz no mundo, e que cada um de nós possamos ser instrumento de vida, união e concórdia’, aonde quer que nós estejamos, imitando Jesus com seus discípulos para um mundo melhor! Amém!

Brasília-DF., 29 de abril de 2020 

  Ana Pinto de Miranda Bessa
            À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário