2.4.20

JOÃO 8,51-59 - JESUS E ABRAÃO : REFLEXÃO DE ANINHA




Nosso Deus e Pai nos criou... E após ter enviado Anjos, Patriarcas - o amigo Abraão, Profetas, enviou Jesus seu Filho único - Jo 1,14.18. Em Jesus, o Pai fez de nós herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo – Rm 8,14-17. A relação de pertença a Deus em Jesus Cristo, revelada, dentre outros, no Getsêmani quando na intimidade de sua oração com o Pai, ele diz “Abba” – termo hebraico que em seus lábios exprime a familiaridade do Filho com o Pai – Mt 11,25; Jo 3,35 e etc. Exprime também, conhecimento do poder do Pai: que tudo é possível para o Pai e lhe pede: ‘afasta de mim este cálice’, mas rejeita de imediato seu pedido, dizendo ao Pai, ‘não o que eu quero, mas o que tu queres’. Mc 14,32-36.  Jesus, em tudo fez a vontade do Pai – Jo 4,34; 6,38.


Caríssimos, no Evangelho desta semana, as discussões de Jesus com seus contemporâneos, me reportam às advertências persistentes de nossos pais, orientando-nos para bem caminharmos na vida ... Acredito que cada um de nós, que seguimos os ensinamentos de nossos pais, podemos testemunhar que fomos bem sucedidos, graças a Deus! Assim, nosso Deus e Pai em Cristo Jesus - também o quer, deseja, aspira, para cada um de nós, seus filhos amados que acredita, confia e espera nele! 
                                    

'Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?” Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.’ João 8,51-59

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus, uno com o Senhor - Jo 10,30, nos ensina a acreditarmos nele; porque em acreditando nele, não pecaremos, quando então, mereceremos a vida eterna; e se permanecemos em sua Palavra, conheceremos a verdade e esta, nos libertará – Jo 8,32! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos dos nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelas famílias, ‘pelos idosos – aos quais me incluo e o meu esposo, fazendo aniversário hoje, para que a nossa sabedoria seja mais bem valorizada e a nossa dignidade, respeitada’. Amém!


Brasília-DF., 02 de abril de 2020
  Ana Pinto de Miranda Bessa
              À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário