7.4.20

JOÃO 13,21-33.36-38 - ANÚNCIO DA TRAIÇÃO DE JUDAS E NEGAÇÃO DE PEDRO : REFLEXÃO DE ANINHA



Aos acontecimentos tristes em nossas vidas, oriundos de pessoas que nos mentiram, enganaram, traíram, conforta-nos a Palavra de Jesus quando ele nos pede para que não perturbemos o nosso coração... Que no mundo, teremos tribulações, mas que tenhamos coragem, porque ele venceu o mundo – Jo 16,33.

Portanto, no Evangelho de hoje, o que parecia uma aparente derrota, a traição de Judas que posteriormente o levou ao suicídio - Mt 27,1-5 porque não se aprofundou no conhecimento de Jesus...  As negações de Pedro - Mt 26,69-75,  movido pelo arrependimento, o levou à salvação pela constatação da verdade plena que ele mesmo Pedro – por inspiração divina havia proferido a Jesus: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” – recebendo o mérito das chaves do Reino dos Céus - Mt 16,13-20, a que Jesus, preliminarmente, designara... 

                                               

'Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: “Compra o que precisamos para a festa”, ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.' João 13,21-33.36-38

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória, porque sois Amor – 1 Jo 4,8, amor bondoso, misericordioso que acolhe e perdoa o  pecador arrependido... Graças Pai, porque Jesus, uno com o Senhor – Jo 10,30, ‘continua a se entregar a nós por amor – Jo 3,16, e nos entrega o Espírito Santo – Jo 19,30; 20,22, por amor’, concedendo-nos vossos dons e virtudes! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe, ‘para que mesmo em meio às adversidades’ da vida, testemunhemos nossa fé em Jesus Cristo , filho amado do Pai – Jo 17,5, nosso Senhor e Salvador – Jo 4,42! Amém!

Brasília-DF., 07 de maio de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário