1.4.20

JOÃO 8,31-42 - A VERDADE LIBERTA : REFLEXÃO DE ANINHA



João, o discípulo amado de Jesus, na sua segunda carta à comunidade que dirige, nos diz que ama os seus discípulos e nos revela que também todos os que conheceram a Verdade – que é Jesus, por causa da verdade que permanece neles, com eles estará para sempre; que também com todos nós estarão a graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, na verdade e no amor – 2 Jo 1-3!

Jesus, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz ao Pai – Jo 14,6, vivenciado e testemunhado pelos seus discípulos, nos dão a certeza de que Jesus é o Filho amado o Pai – Jo 17,5; o enviado e eleito de Deus, consagrado e unido a ele de modo eminente, o Messias, e que somente ele, Jesus, tem palavras de vida eterna – Jo 6,67-69: nosso Salvador – Jo 4,42!
                                           
                                       

'Naquele tempo, Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. Eles responderam então: “O nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. Vós fazeis as obras do vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.' João 8,31-42

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a ‘perseverar em sua Palavra’, para libertarmo-nos de toda forma de escravidão do pecado e podermos viver na liberdade de filhos e filhas do Senhor, acreditando, confiando , esperando nele e em vós, em todas as circunstâncias de nossas vidas... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que ‘ilumine a nossa consciência e nos proteja de toda falsidade interior’, a fim de sermos coerentes, autênticos e verdadeiros, no nosso jeito e modo de ser, de falar e agir! Amém!

Brasília-DF., 1º de abril de 2020 

 Ana Pinto de Miranda Bessa
            À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário