3.1.21

MATEUS 2,1-12 - A VISITA DOS MAGOS : EPIFANIA DO SENHOR - REFLEXÃO DO PASTOR DOM PAULO CEZAR COSTA

 


'Estamos celebrando a solenidade da Epifania do Senhor, que significa manifestação. Jesus Cristo é manifestado como salvador de todos os povos, raças e nações. São Paulo, ao se dirigir aos efésios, expressa esse mistério: “...os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho” (Ef 3,6). A salvação de Deus, que Jesus veio trazer, é para todos os povos e todas aa raças.

No Evangelho, o mistério desta solenidade é expresso pelos magos que vieram do Oriente à procura do rei dos judeus que acabara de nascer. Eles são astrônomos que, por meio do estudo do céu, captam algo mais profundo: “nós vimos sua estrela no Oriente e viemos adora-lo” (Mt 2,2). São homens que buscam o rei dos judeus por meio da ciência, porém, procuram dar um sentido mais profundo para esta busca. Eles vão à Jerusalém à procura do rei dos judeus, que acaba de nascer, para adorá-lo. Adorar é uma atitude que se tem somente para com Deus.

A estrela os conduz até Jerusalém, mas quem os direcionará para Belém será a Palavra de Deus. É precisamente a Palavra de Deus que nos faz encontrar Jesus, é ela que nos revela Jesus. Por isso, a Palavra de Deus deve ser o centro da vida da Igreja e de cada um de nós.                                             


Em Jerusalém se instaura certa confusão. Herodes fica perturbado, pois sente seu poder ameaçado.  Reunindo os sumos sacerdotes e o mestres da Lei, eles dizem que o Messias devia nascer em Belém (Mt 2,6). Os magos são conduzidos a Belém. A estrela ia adiante deles até parar sobre o lugar onde estava o menino. Vemos, assim, que a criação também participa da revelação de Deus. Ademais, a atitude dos magos é de alegria quando viram a estrela de novo. A alegria, portanto, deve ser uma atitude constante do homem e da mulher de fé.

Quando entraram na casa, os magos encontraram o menino com Maria, sua mãe, e se ajoelharam diante dele. No ato de ajoelhar-se, reconheceram o mistério mais profundo que aquele menino traz em si, o mistério de ser o Filho de Deus. Os presentes que ofereceram manifestam a vida e missão deste menino: ouro, incenso e mirra. O ouro significa a sua realeza. Jesus é rei, mas a sua realeza não é aquela da força, do poderio, é, sim, a do amor. Diante de Pilatos, ele será reconhecido como rei. O incenso significa a sua divindade, o culto que se deve prestar a Ele, nosso salvador, Filho de Deus. A mirra significa a sua morte. Nestes três dons está presente a missão deste menino, o Filho de Deus.

Celebrar a Epifania significa renovar nosso comprometimento com a manifestação de Jesus Cristo neste mundo que vai se tornando cada vez mais secularizado. Diz o Papa Francisco: “Em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário (cf. Mt 28,19). Cada um dos batizados, independentemente   da sua função na Igreja e do grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização, e seria inapropriado pensar num esquema de evangelização realizado por agentes qualificados enquanto o resto do povo fiel seria apenas receptor das suas ações”

Boa celebração da Epifania para todos nós.'

 

                       PALAVRA DO PASTOR

                             EPIFANIA DO SENHOR

                            Dom Paulo Cezar Costa

                            Arcebispo de Brasília – DF.


Em, 03 de janeiro de 2020

Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário