29.3.21

JOÃO 12,1-11 - JANTAR EM BETÂNIA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Ao reconhecermos e agradecermos o bem que nos foi feito por uma pessoa, fica impresso em nossa mente, em nosso coração retribuir... E, a nossa gratidão àquela pessoa, nos move também à prática de fazer sempre o bem a outrem, pelo bem que recebemos, comprovando o dito popular 'que uma mão lava a outra'; e, assim devemos fazer sempre por nosso Deus e Pai que por nos   amar tanto – Sl 136, enviou-nos seu Filho unigênito, uno com Ele, para nos salvar, e por Sua  misericórdia e grandeza, quando ajudamos ao pobre necessitado, é a Jesus que o fazemos – Mt 25,31s,

No evangelho de hoje, depreende-se que a atitude de gratidão de Maria para com Jesus por ter ressuscitado o irmão - Lázaro, move o nosso coração para que a imitemos em gestos, palavras e ações, externar ao nosso Pai nossa gratidão por cada dia que ele nos concede viver, a fim de convertermos o nosso coração e sermos agradecidos pelo dom das nossas vidas, vivenciado no amor e na graça do Pai...                                                          


'Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?” Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.' João 12,1-11

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós acreditamos, confiamos e esperamos em Vós e em nosso Senhor Jesus Cristo! Graças Pai, porque ‘preparas para nós sempre o melhor, mesmo quando somos cercados pelas ameaças e pela morte’, e como católicos que somos na comunidade que participamos, somos todos como irmãos, filhos do mesmo Pai que sois Vós... Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas comunidades, a fim de que sejam sinais do Reino e anúncio de conversão’. Ajuda-nos Mãe, ‘a nos dirigirmos ao Pai com toda contrição, a fim de conduzirmos nossos corações para a intimidade com o coração de Jesus’. Amém!

Brasília-DF., 29 de março de 2021

Ana Pinto de Miranda Bessa

         À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário