3.3.21

MATEUS 20,17-28 - TERCEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO. PEDIDO DOS FILHOS DE ZEBEDEU : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Sabemos que Jesus escolheu seus discípulos, os chamou, instruiu, os enviou em missão, dando-lhes poder para curar enfermidades, exorcizar, libertar possessos... Multiplicou pães e peixes, ensinando-lhes a partilhar o pouco que tinham para que pudesse alimentar a muitos e ainda sobrar...

Multidões seguiam Jesus... Maravilhas aconteciam, tendo os discípulos como testemunhas oculares de tudo o que Jesus operava, realizava, para o bem das pessoas que iam ao seu encontro em busca de socorro para as suas necessidades...

No Evangelho de hoje, Jesus ao profetizar o que o espera em Jerusalém, motivou o pedido dos filhos de Zebedeu, em aspirar quanto a perspectiva, a possibilidade de ficarem ao lado de Jesus em seu Reino, e Jesus dialoga com eles, justificando que a escolha é do Pai; e qual mãe, não gostaria disso para seus filhos? Mas, a irritação dos demais discípulos, levou Jesus a mostrar-lhes qual deve ser a postura daquele que o segue e o serve...                                                              

                                                                  


'Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.' Mateus 20,17-28

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que a atitude dos demais discípulos, não foi correta e os corrige, e me traz à memória, quando Jesus fez o primeiro anúncio da paixão e Pedro o repreende dizendo: “Deus não o permita, Senhor”, e Jesus voltando-se para Pedro, disse: “Afasta-te de mim, Satanás... porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!” – Mt 16,21-23. Graças Pai, porque as palavras de Jesus, vosso Filho amado, são palavras de vida eterna – Jo 6,68, a quem devemos ouvir - Mt 17,5 e servir – Mt 20,26.28! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, conservai constantemente vossa família na prática das boas obras, e, assim como nos confortais agora com vossos auxílios, conduzi-nos aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula obediente, dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe, e pelos ‘governantes para que não se deixem dominar pela ganância que traz o espírito do mal, mas que estejam em sintonia com o Senhor da Vida’, e governem com Justiça, para o bem de todos, amém!

Brasília-DF., 03 de março de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário