16.3.21

JOÃO 5,1-16 - CURA DE ENFERMO NA PISCINA DE BETESDA : REFLEXÃO DE ANINHA

 







Somos filhos amados de nosso Deus e Pai e nossos dons dele procedem e ele nos dá, segundo a sua vontade para que os exerçamos em benefício do próximo... Reconhecer nossos dons e colocá-los em prática é uma inspiração divina que nos faz perceber aquele ou aquela, que precisa da nossa ajuda...

E Jesus nos ensina, nos dá o caminho a seguir no Evangelho de hoje... Ao ver que um homem deitado estava doente há 38 anos, foi ao seu encontro; e, como respeita a nossa liberdade perguntou se ele queria ficar curado e dialoga com ele e então, o cura imediatamente - em dia de sábado, porque para Jesus, a pessoa tem prioridade em relação à Lei!

                                                                


'Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados - cegos, coxos e paralíticos -. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega na tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.' João 5,1-16

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sendo uno com Jesus – Jo 10,30 e nos amas com amor eterno - Sl 136, ‘O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares, porque conosco estás Senhor, nosso Deus Pai Criador do Universo - Sl 46,2.8', ' curando-nos pela força inesgotável e transformadora do vosso amor'. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e filhas, para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo, a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos como ‘os profetas, enviados por nosso Deus e Pai como sinais e mensageiros do direito, da justiça e da paz’, colocando nossos dons à serviço de todos. Amém!

Brasília-DF., 16 de março de 2021

Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor! 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário