9.3.21

MATEUS 18,21-35 - PARÁBOLA DO SERVO CRUEL : REFLEXÃO DE ANINHA

 



Dizem que as duas mãos que temos, uma é para dar, outra para receber, demonstrando-nos que assim como recebemos, devemos também dar... Dar para ajudar, soerguer, levantar, perdoar... Receber para acolher, favorecer, repartir, compartilhar...

Semelhante à nossa ação manual, é a nossa circulação sanguínea que percorre o nosso corpo, distribuindo a todo o nosso organismo o fruto do que ingerimos... Assim também, deve ser o perdão: como o recebemos do Pai, copiosamente, fartamente, devemos dá-lo quantas vezes forem necessárias...


'Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.' Mateus 18,21-35 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque pela vossa bondade podemos de todo coração vos ‘seguir, buscar a vossa face para que não sejamos confundidos, pois nos tratas segundo a vossa clemência e segundo a vossa imensa misericórdia; nos libertas com o poder de vossas maravilhas e tornas vosso nome glorioso, Senhor” – Dn 3,41-43. Graças, Pai! Glórias e louvores à Vos, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que a vossa graça não nos abandone, mas nos faça dedicados ao vosso serviço e aumente sempre em nós os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para ‘que nos perdoe com largueza, abrindo os nossos corações para o exercício do perdão, inspirando-nos os melhores atos..., para seguirmos o verdadeiro caminho que nos leva ao nosso Deus e Pai!’ Amém!


Brasília-DF., 09 de março de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa


              À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário