13.3.21

LUCAS 18,9-14 - O FARISEU E O PUBLICANO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





Como pais que somos, a paciência com os nossos filhos pequeninos nos cuidados diários para com eles desde a infância, se prolonga até a vida adulta, porque não somos pais por X horas ao dia, mas a nossa vigilância para com os nossos filhos mesmo à distância – em oração, se estende enquanto vivermos...

No Evangelho de hoje, Jesus uno com o Pai – Jo 10,30, está a nos ensinar para que tenhamos a humildade de reconhecer que não somos melhores que ninguém e nem devemos dissimular, mentir, aparentar um falso comportamento de bondade fingida para com os irmãos, porque nada do que fazemos passa despercebido aos olhos de nosso Deus e Pai Criador, que tudo sabe e tudo vê – Sl  139!                                                         


'Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! ’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”. ’ Lucas 18,9-14

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, sabemos que ‘somos todos pecadores e todos buscamos a vossa graça e o vosso perdão’. Ajuda-nos Pai, para que as nossas ações e modo de ser ‘sejam feitos pelo amor, sinais de vossa bondade uns para com os outros, e assim, possamos refletir a luz admirável de vosso rosto’, onde quer que nós estejamos! Amém!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. ’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe, para que tenhamos ‘palavras de humildade para vencermos o veneno da soberba e do orgulho, a fim de sermos canais de vossa imensa misericórdia para com aqueles que mais precisarem de carinho e atenção’. Amém!

Brasília-DF., 13 de março de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário