6.6.22

JOÃO 19,25-34 - JESUS E SUA MÃE : REFLEXÃO DE ANINHA

 





A Igreja celebra a memória de Maria, Mãe da Igreja, introduzida no calendário universal da Igreja recentemente pelo Papa Francisco para ser observada na segunda-feira depois de Pentecostes. Comemoramos o dom, feito por Jesus do alto da cruz, de sua mãe para ser a nossa, e o papel de Maria em oração com os apóstolos no cenáculo, aguardando e implorando o dom do Espírito Santo prometido por seu Filho. Liturgia

Caríssimos, nestes dias, vimos meditando sobre o amor de Deus em nossas vidas, que nos vem através do Espírito Santo - amor que procede do Pai e do Filho, numa relação direta que reflete em nossas boas e benfazejas atitudes, posturas e composturas para com os irmãos que convivemos no nosso dia a dia. Podemos constatar que verdadeiramente o amor cuida, edifica, constrói e multiplica o bem, e mais uma vez, Jesus o multiplica na agonia da cruz... Jesus, em vista do seu amor para com João e de João para com ele, ao ver sua Mãe com 'o coração transpassado de dor' ao lado de João seu discípulo amado, a entrega aos seus cuidados... E João, com amor, acolhe Maria - Mãe de Jesus e nossa, e a leva para sua casa, como sua própria Mãe!

                                                                   


‘Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.' João 19,25-34 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao dizer para sua Mãe ‘este é o teu filho’ e à João, ‘Esta é a tua mãe’, a dignificou como Mãe de todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos, nele... E, mais, dignificou-nos como Filhos de sua Mãe e irmãos dele, Jesus - Jo 1,12; Ef 1,5! Graças Pai pelas famílias, que consigam formar lares de paz, de amor, de santidade a exemplo da Sagrada Família de Nazaré’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

 

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus de misericórdia, socorrei a nossa fraqueza e concedei-nos ressurgir de nossos pecados pela intercessão da Mãe de Jesus Cristo, cuja memória hoje celebramos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa, rogai a Deus por nós, pelos pais e filhos para que se amém e se respeitem, mutuamente; rogai também Mãe para que o Espírito Santo nos dê sabedoria para compreender que assim como a vossa Família se manteve unida na alegria e na tristeza, nós também, possamos viver, harmoniosamente, também! Amém!

Brasília – DF., 06 de junho de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!


Ed: 10.06.2019 - revisada



Nenhum comentário:

Postar um comentário