3.6.22

JOÃO 21,15-19 - PROFISSÃO DE AMOR DE PEDRO : REFLEXÃO DE ANINHA

 






A Igreja celebra a Memória de São Carlos Lwanga e Companheiros – Mártires. Entre 1885 e 1887 uma centena de cristãos, dentre os quais alguns anglicanos, foram vítimas da perseguição em Uganda. Carlos Lwanga foi exemplo para seus doze companheiros, alguns deles apenas batizados e muitos jovens, todos felizes em associar seu sacrifício àquele de Cristo – Kampala, 3 de junho de 1886. Outros sofreram o martírio em datas diferentes. Carlos e seus 21 companheiros são os primeiros mártires da África negra. Liturgia

 Jesus ressurreto à margem do lago de Tiberíades veio ao encontro de seus discípulos pela terceira vez. Além de dar-lhes peixes - após uma noite frustrada sem nada pescarem – Jo 21,1-14, Jesus acolhe os seus discípulos com pães e peixes, assados na brasa, quentinhos. Como Jesus é gentil... No Evangelho de hoje Jesus tem decisões importantes a fazer... Acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por João:

                                                      


‘Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.' João 21,15-19

' À tríplice profissão de amor de Pedro, Jesus responde por tríplice investidura. Ele confia a Pedro o encargo de, em seu nome, reger o rebanho - Mt 16,18; Lc 23,31 s. Pode ser que a tríplice repetição seja sinal de compromisso, contrato em boa e devida forma, conforme o costume semítico - Gn 23,3 s' -
 Rodapé da Bíblia. Em outra ocasião, Jesus disse: "Tu és Pedro, a Pedra, sobre a qual edificarei a minha Igreja. 'Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica: "eu te darei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares na terra será ligado nos Céus, e o que desligares na terra será desligado nos Céus" - Mt 16,18-19.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque depreende-se do encargo que Jesus atribui a Pedro, o quanto ele é cuidadoso: Ele vê o nosso coração! Ele sabe tudo, como disse Pedro; e, para seguir Jesus é preciso amá-lo: acreditar, confiar e esperar nele; pois, quando dizemos aos nossos filhos, netos, que os amamos, os seus olhos brilham mais e suas faces exprimem alegria, serenidade, porque sabem que podem confiar; e, adultos quando amamos, gostamos de ouvir a pessoa amada dizer-nos que ela nos ama; Jesus também, quer que nos manifestemos expressamente em palavras e ações, dizendo-lhe o quanto nós o amamos! É tão simples! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, irmanados em comunidade, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fizestes do sangue dos mártires semente de novos cristãos, concedei que o campo da vossa Igreja, regado pelo sangue de São Carlos e seus companheiros, produza sempre abundante colheita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, que o ‘sim’ da Senhora para trazer-nos Jesus, nos ajude a como a Senhora, amar ao Pai e ao Filho, e assim estendermos esse amor aos irmãos, em gestos de caridade, doação, fraternidade, solidariedade, gratuitamente, porque Deus é Amor! Jesus é Amor! O Espírito Santo é Amor!  Que a nossa alma ‘bendiga ao Senhor, e todo o nosso ser, bendiga seu santo nome - Sl 103’. Amém!
  

Brasília – DF., 03 de junho de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!


Ed: 22.05.2015 – revisada



Nenhum comentário:

Postar um comentário