10.6.22

MATEUS 5,27-32 - A NOVA LEI COMPARADA À ANTIGA : REFLEXÃO DE ANINHA

 






Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno e nos instruí, nos exorta à unidade assim como meditamos ontem - Mt 5,20-26, e à fidelidade a Ele, à sua Aliança e aos seus Mandamentos, que nós devemos estender às pessoas que convivemos e que Jesus Cristo nos orienta a que os pratiquemos para sermos acolhidos em seu Reino de Amor!

Caríssimos, se almejamos ter uma família linda, unida em Deus, com os filhos por perto - segundo a Sua vontade, quer na vida cristã, no trabalho, na comunidade e na vida conjugal: Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida – Jo 14,6, porque Deus escolheu uma família para acolher Jesus - a Sagrada Família de Nazaré de Maria e José – Lc 2,39-40 e Jesus nos ensina no Evangelho de hoje, como devemos proceder para darmos amor, segurança, assistência, amparo e uma vida digna aos nossos filhos - até mesmo na simplicidade da nossa casa... Acolhamos a Palavra de Vida eterna do Senhor Jesus Cristo, narrada por Mateus:

                                                          


‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.’ Mateus 5,27-32

Depreende que, para que o nosso amor conjugal seja aquecido e perdure para agradar ao Senhor Nosso Deus e Pai e assim nos dar felicidade e aos nossos filhos, devemos pedir sempre a sabedoria divina - fonte dos dons e virtudes - para vivermos a harmonia familiar onde o amor, a verdade, o diálogo e o perdão, sobrepõem às tentações e tribulações deste mundo! Deus é Amor, cheio de bondade, de clemência ... Está sempre pronto para nos guiar, orientar, perdoar...! Nós somos filhos do Amor, e o Amor é Tudo, conforme nos diz São Paulo em 2Cor 13. Que o Pai nos ajude a praticarmos o perdão e a reconciliação ... O diálogo, para expressarmos os nossos desafetos, e se estiver difícil, buscar ajuda em Deus, Pai Misericordioso, com o nosso Pároco ou com pessoas de bem, para que preservemos a nossa família, o nosso casamento, os nossos filhos, se assim o quisermos!

 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sabes tudo e também nos adverte, porque Vós sois Família: Pai, Filho e Espírito Santo e a quis também para o homem e a mulher - criados à vossa imagem e semelhança, para que se unam - Gn 1,26s e o ajudem a administrar a Terra... E, como nós queremos ter os nossos filhos por perto, o nosso coração, a nossa mente e a nossa casa estão sempre abertos e receptivos para acolhê-los, assim como é, a vontade do Senhor para conosco! Pai, o vosso Projeto para com a família é maravilhoso, e quereis que em nossas famílias, reine o amor, a unidade, a fidelidade, o respeito, o diálogo, a compreensão, recíprocos e isso acontece até com a maioria do reino animal. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, ‘é vossa face que procuramos – Sl 27; atendei, Senhor, a nossa prece: Vós que nos chamastes a buscar vossa face, ajudai-nos a nos comprometer com o vosso projeto de amor para conosco. Vós que enaltecestes o casamento – Jo 2,1-11,  dai esperança e perseverança a todos os que buscam a união matrimonial. Vós que instituístes o mandamento do amor, fortalecei a união e o diálogo dos casais em dificuldades.’ Amém! 

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que fortalecidos na Fé e em sua Palavra, possamos agir como vossa Família, permanecendo fiéis ao compromisso assumido diante do altar do Senhor - em especial na doença, comprometendo-nos para a renovação e continuidade da humanidade, segundo o projeto de amor do Pai para todos nós! Amém!

Brasília – DF., 09 de junho de 2022

  Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

Ed: 10.06.2016 – revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário