20.6.22

MATEUS 7,1-5 - NÃO JULGAR : REFLEXÃO DE ANINHA

 





Caríssimos, sobre a ressurreição dos mortos Jesus nos disse que seremos todos como os anjos no céu – Mt 22,23-33. Há tempos tive uma visão do céu onde todos estão em torno do Pai e quando vão chegando mais anjos, os que lá estão, vão abrindo espaço para acolher os que chegam numa alegria contagiante - como nós ficamos quando encontramos ou recebemos em nossa casa uma pessoa muito querida: é tão agradável, que inunda a nossa alma e todo o nosso ser se rejubila; como sabemos também, assim foi o encontro de Isabel e Maria, que traziam no ventre João Batista e Jesus Cristo  - Profeta e Salvador, respectivamente – Lc 1,39s.

A nossa relação social e afetiva com as pessoas que devemos amar onde,  reconhecendo as nossas fraquezas, sem nos considerarmos melhores ou superiores a elas, colocando-nos  em seus lugares, é a relação que nosso Deus e Pai quer para cada um de nós ... E, nesse liame de amor, queremos verdadeiramente o bem do outro, sem julgamento depreciativo, mas correção fraterna, procurando sempre edificar, soerguer, levantar...                                                               


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.' Mateus 7,1-5

Dentre outros, diz-nos a Igreja que ‘Na linha dos profetas - Dn 7,10; Jl 3-4; Ml 3,19 e de João Batista – Mt 3,7-12, Jesus anunciou, em sua pregação, o juízo do último dia. Serão então revelados a conduta de cada um – Mc 12,38-40 e o segredo dos corações - Lc 12; Jo 3,20-21; Rm 2,16; 1Cor 4,5. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus – Mt 11,20-24; 12,41-42. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino – Mt 5,22; 7,1-5. Jesus dirá no último dia: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes pequemos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” – Mt 25,40.’ CIC 678

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos exorta a praticarmos o amor ao próximo, à conversão, abrindo-nos ao outro com misericórdia, como Vós ó Pai sois misericordioso para conosco. Graças Pai porque o Senhor nos escolheu, nos separou, somos da vossa herança e coerdeiros de Cristo, somos todos irmãos! Senhor, ajuda-nos para que nos amemos mutuamente uns aos outros, com o amor que procede do Senhor! Fica conosco Senhor, abre a nossa mente, o nosso coração para que na força de vosso Espírito Santo, vejamos no irmão, a face de Cristo e o amemos, como o Senhor nos ama! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos para esta semana: ‘Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ajuda-nos a seguirmos o vosso exemplo de amor e de solidariedade para com o próximo, amém!

Brasília – DF., 20 de junho de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 20.06.2016 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário