13.6.22

MATEUS 5,38-42 - OLHO POR OLHO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

A Igreja faz memória de Santo Antônio de Pádua, Presbítero e Doutor. Antônio - Fernando de Bulhões e Taveira - é natural de Lisboa. Foi ordenado sacerdote junto aos cônegos regulares de Coimbra. Transferiu-se para Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis, desejando trabalhar na missão entre os muçulmanos na África do Norte. Uma doença o trouxe de volta à Europa. Encontrou-se com São Francisco na Porciúncula, em Assis, em 1221. Percorreu a Itália como pregador evangélico entre o povo. O próprio Papa Gregório IX o chamou, certa vez, de “Arca do Testamento”, por causa de seus conhecimentos das Sagradas Escrituras. Faleceu aos 36 anos em Pádua, na Itália, aos 13 de junho de 1231. É conhecido como “doutor evangélico” e universalmente venerado pelo povo cristão. Sua canonização ocorreu apenas um ano após sua morte e, em 1946, o Papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja. Liturgia

Caríssimos, diz-se que muitas vezes, precisamos ‘recuar para avançar...’, e assim aconteceu com Santo Antônio, por motivo de doença... Porém, em muitas situações de conflito, dominando nossas emoções, podemos ser objeto de reconciliação e não de agressão... Em tudo na vida, precisamos de uma estratégia, um preparo preliminar ou simultâneo em casos inesperados e conflitantes... Em segundos, podemos lembrar-nos do Senhor e isso já nos basta!

                                                               


‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!’  Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. Mt 5,38-42

 Jesus se refere à chamada “lei do talião”. 'Proporcionando a punição ao dano causado ela representava uma restrição da vingança – conforme Gn 4,23-24.  Com esta injunção de Jesus temos uma nova etapa da evolução dos costumes, da qual encontramos eco dos textos rabínicos posteriores. Notemos que todos os exemplos se referem a um mal pelo qual a própria pessoa é lesada. Jesus não proíbe opor-se dignamente aos ataques injustos – conforme Jo 18,22s, nem, muito menos, combater o mal no mundo.’ Rodapé Bíblia

Diz-nos a Igreja, que ‘Deus abençoa aqueles que ajudam os pobres e reprova aqueles que se desviam deles: “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado” - Mt 5,42.  “De graça recebestes, de graça deveis dar” – Mt 10,8.  Jesus Cristo reconhecerá seus eleitos pelo que tiverem feito pelos pobres – Mt 25,31-36. Temos o sinal da presença de Cristo quando “aos pobres se anuncia a Boa Nova” – Mt 11,5; Lc 4,18.’ CIC 2443

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: “Deus eterno e todo-poderoso, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã, e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa e rogai a Deus por nós Mãe para que saibamos ‘discernir os ensinamentos de Jesus, que nos convida a superar a regra do “olho por olho e dente por dente e que a nossa justiça possa ultrapassar a dos escribas e a dos fariseus – de sua época, a fim de sermos conciliadores, pacíficos, harmoniosos, para vivermos em paz com todos e assim tenhamos a graça de entrar no Reino dos Céus - Mt 5,20, amém!

Brasília - DF., 13 de junho de 2022

 Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor!


Ed: 13.06.2016 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário