24.6.22

LUCAS 15,3-7 - SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 







A Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e nos diz, que desde a época dos Padres, a água e o sangue do coração de Jesus são símbolos dos sacramentos, do Batismo e da Eucaristia. A própria Igreja, como a nova Eva, é vista como nascida do lado aberto de Cristo na Cruz, o novo Adão. A contemplação do coração de Jesus, jorrando sangue e água, sempre foi na Igreja fonte de piedade, oração, fé, graça. No entanto, uma festa propriamente dita do Coração de Jesus foi celebrada pela primeira vez em 20 de outubro de 1672 pelo Padre São João Eudes. Pouco tempo depois, as revelações de Santa Margarida Maria Alacoque – 1675 contribuíram imensamente para a difusão dessa devoção. A característica própria dessa solenidade é a ação de graças pela riqueza insondável de Cristo e a contemplação reparadora do Coração Transpassado. O Papa Pio IX em 1856 estendeu a festa a toda a Igreja latina. Liturgia

Pais que amam seus filhos querem cuidar deles até que cresçam, se desenvolvam, se auto sustentem, financeira e psicologicamente, seguindo seus próprios caminhos... A devoção dos pais em cuidar e orientar os filhos é um gesto de amor - herança filial de Nosso Deus e Pai que nos criou - , de dar o melhor sem esperar nada em troca, mas, se um deles se extravia, toda a família sofre, o que me faz meditar a Palavra de Jesus que nos diz no evangelho de hoje, ‘que haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte...’. Nosso Deus e Pai tem cuidado de nós desde sempre e quando nos dispersamos, ele nos resgata, cura as nossas feridas e nos proporciona o devido repouso – Sl 23; Ez 34,11-16. Acolhamos a Palavra de Jesus, narrada por Lucas, que nos exorta à alegria da conversão de um só irmão, quando os demais, já se encontram em seu Caminho:

                                                                    


'Naquele tempo: Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola: "Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".’ Lucas 15,3-7

Diz-nos a Igreja, que ‘Jesus convida os pecadores à mesa do Reino: “Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores” – Mc 2,17; 1Tm 1,15. Convida-os à conversão, sem a qual não se pode entrar no Reino, depois, em palavras e ações, lhes mostra a infinita misericórdia de seu Pai por eles – Lc 15,11-32 e a imensa alegria que haverá no céu “por um só pecador que se converte” – Lc 15,7. A prova suprema deste amor será o sacrifício de sua própria vida “para remissão dos pecados” – Mt 26,28. CIC 545

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus nos demonstras tão grande e imenso amor misericordioso em  não nos deixar sozinhos: Cristo instituiu a Eucaristia e pediu que a fizéssemos em sua memória – Lc 22,19-20, para nos fortalecer na caminhada rumo ao céu; na cruz, lembrou-nos de que, mesmo em momentos difíceis, devemos perdoar sempre os nossos algozes – Lc 23,34; ao prometer ao ladrão que clamou por ele, deixou-nos a esperança de que Ele pode nos resgatar até na nossa última hora – Lc 23,39-43; e já morto, teve o seu coração traspassado pela lança, fez jorrar, água –‘símbolo do Batismo’ e sangue – ‘ o da Eucaristia e, nesses dois sacramentos, o sinal da Igreja, nova Eva, que nasce do novo Adão – Ef 5,23-32’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para sempre buscarmos Jesus - ‘o Emanuel, “Deus está conosco” - Mt 1,23 e que o próprio Jesus Ressurreto, ratificou diante de seus Apóstolos: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” - Mt 28,16-20. Ajuda-nos Mãe a termos um coração amoroso e caridoso, caminhando conosco nas veredas do Senhor para estarmos sempre juntos, amém!

Brasília – DF., 24 de junho de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!

 

Ed: 03.06.2016 - revisada



Um comentário: