30.6.22

MATEUS 9,1-8 - CURA DE UM PARALÍTICO : REFLEXÃO DE ANINHA

 







O acolhimento cordial, sincero, fraterno e amigo é uma alegria que invade o nosso coração e nos deixa tranquilos, felizes e serenos, e se por algum motivo algo ainda nos tolhe porque ainda não nos sentimos a vontade, quando ouvimos a palavra ‘coragem’, ‘não temas’, ‘tem confiança’, todo medo, receio se esvai porque nos sentimos amados... Acolher bem a quem chega, não só em nossa casa, mas em lugares públicos, é dom de Deus e Jesus assim fazia com quem O procurava, como fez em Cafarnaum onde residia.

Diz-nos a Igreja, que ‘Somente a fé pode aderir aos caminhos misteriosos da onipotência de Deus. Esta fé gloria-se de suas fraquezas, a fim de atrair sobre si o poder de Cristo – 2 Cor 12,9; Fl 4,13.  Desta fé, a Virgem Maria é o modelo supremo, ela que acreditou que ''para Deus nada é impossível ''– Lc 1,37 e que pôde engrandecer o Senhor. “O Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo” – Lc 1,49.  CIC 273 e Mateus no Evangelho de hoje, nos narra maravilhas do Senhor:                                                      


 'Naquele tempo, entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados”, – disse, então, ao paralítico – “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.’ Mateus 9,1-8

 Diz-nos os teólogos que ‘Jesus leva em conta primeiro a cura da alma, depois a do corpo e não realiza esta senão em vista daquela. Mas essa afirmação já encerrava a promessa de cura, pois que as enfermidades eram consideradas a consequência de pecado cometido pelo doente ou pelos seus pais – Jo 5,14; 9,2.’ Rodapé Bíblia. Amo o salmo 103 – Deus é Amor, que recito todas as manhãs,  e no versículo 3  Davi cantou que ‘Deus é quem perdoa os nossos pecados e cura as nossas enfermidades’, e o nosso Deus e Pai, enviou  seu amado Filho Jesus  para  perdoar os nossos pecados e reconciliar-nos com o Pai  e também, para  curar as nossas doenças , nos  libertar de todo o mal,  e Jesus, estendeu aos seus discípulos – Mc 16,15 s, e por tão grande graça,  nós   podemos contar com Jesus sempre, porque ‘Ele está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos -  Mt 28,20’.  Amém!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que muitas vezes, o obscurantismo pode nos cegar pois: ‘Em si, perdoar os pecados da alma é mais difícil do que curar o corpo; mas é mais fácil dizer, porque isso não pode ser verificado exteriormente.’ O poder de curar é sinal do Poder Divino de perdoar os pecados e Jesus como Filho de Deus, tem esse poder. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente, o nosso coração, dai-nos sabedoria para compreender a vossa vontade em nossas vidas, fortificando-nos Pai com coragem, disposição e disponibilidade para vos seguir e vos servir, pois conheces as nossas fraquezas e a profundidade de nosso ser, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que nos mantenhamos firmes, ligados e arraigados no Senhor, e assim sermos inundados com o seu amor e repletos do seu Santo Espírito, para termos alma nova, coração novo, saúde para o nosso corpo, e com alegria e com ânimo renovado, sejamos fraternos e solidários - como  Jesus, acolhendo com amor os nossos irmãos mais necessitados. Amém!

Brasília – DF., 30 de junho de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

Ed: 02.07.2015 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário