9.6.22

MATEUS 5,20-26 - JESUS E A LEI. A NOVA JUSTIÇA : REFLEXÃO DE ANINHA

      



 


A Igreja celebra a Memória de São José de Anchieta. José de Anchieta nasceu em 19 de março 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Tendo ingressado na Província portuguesa da Companhia de Jesus, foi enviado dois anos depois às missões do Brasil. Ordenado sacerdote em 1566, foi escolhido para superior da Comunidade de São Vicente e depois de São Paulo. Dez anos mais tarde, foi nomeado provincial de toda a missão no Brasil, revelando-se um superior cheio de sabedoria e segurança. Escreveu na língua dos indígenas uma gramática e, depois, um catecismo. Foi agraciado com o epíteto de “apóstolo do Brasil”. Faleceu em 9 de junho de 1597. Em 22 de junho de 1980, o Papa São João Paulo II inscreveu-o entre os Bem-aventurados. Foi canonizado pelo Papa Francisco em 4 de abril de 2014. Liturgia

 

Caríssimos, a atitude de pais que amam seus filhos quando estes se desentendem por interesses diversos, após serem corrigidos e orientados pelas atitudes não condizentes às regras do bom relacionamento, da boa conduta, os pais dizem àquele que provocou a desavença, para pedir desculpas ao ofendido e a harmonia viceja tranquila... Assim, Jesus desenvolve no Sermão da Montanha a nova lei a ser praticada, para que em nossos relacionamentos interpessoais, ‘as nossas divisões e oposições sejam superadas’, como nos narra Mateus, no evangelho de hoje:


                                             


       

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.' Mateus 5,20-26 

 Jesus nos ensina a amarmos os nossos inimigos e a orarmos pelos que nos perseguem, maltratam - Mt 5,43-44, e dentre outros, diz-nos a Igreja que ‘a oração transforma o discípulo configurando-o a seu Mestre... O perdão dá testemunho de que, em nosso mundo, o amor é mais forte que o pecado. Os mártires, de ontem e de hoje, dão este testemunho de Jesus. O perdão é a condição fundamental da Reconciliação – 2Cor 5,18-21, dos filhos de Deus com seu Pai e dos homens entre si.’ CIC 2844

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque ‘o dano grave’ retribuído segundo a Lei do Talião – Dt 19,21, Jesus a substitui pelo amor mútuo, perdoando-nos uns aos outros, para que assim cumpramos a Nova Lei, ao amar o nosso próximo como a nós mesmos – Rm 13,8-10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do Bem-aventurado José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao Evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas famílias para que conduzam os seus filhos no caminho da conversão e da justiça, e assim viverem em harmonia’ e paz. Rogai também Mãe para que infundamos em nossa mente e em nosso coração, o discernimento para fazermos a vontade do Senhor respeitando cada pessoa, cada irmão, vendo neles a face de Cristo. Amém!

Brasília – DF., 09 de junho de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 23.02.2018 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário