3.9.22

LUCAS 6,1-5 - ARRANCANDO ESPIGAS NO SÁBADO : REFLEXÃO DE ANINHA

 







A Igreja celebra a Memória de São Gregório Magno, Papa e Doutor. São Gregório Magno – 540/604: exerceu multiforme e intensa atividade no governo da Igreja, na solicitude da caridade, na tutela das populações maltratadas pelos bárbaros e na ação missionária. Autor e legislador no campo da liturgia e do canto sacro, elaborou um Sacramentário que traz seu nome e constitui o núcleo fundamental do Missal Romano. Liturgia

Verdadeiramente, a caridade é o bem maior, porque é Amor! Realmente, quando amamos, preocupamo-nos com as pessoas amadas e queremos dar-lhes o melhor, especialmente os nossos filhos, aos quais, regra geral, dedicamos amor e proteção e não medimos esforços mesmo com sacrifícios e renúncias, para proporcionar-lhes conforto e uma vida digna... Nosso Deus e Pai deixou-nos uma Lei para que direitos e deveres fossem estendidos igualmente a todos, indistintamente, e assim, nos respeitássemos uns aos outros, mutuamente, destacando-nos o Mandamento Maior em amar a Ele acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-38.

Amar o próximo como a nós mesmos, implica fazer-lhe o que nós faríamos por e para nós mesmos .... Então penso, que numa situação em que a nossa necessidade ou a do outro, supera, sobrepõe ao direito, nosso Deus e Pai nos inspira a exercermos a justiça e a misericórdia – Sl 103,6; Mt 9,13, como Jesus, evocando Davi, responde, justifica aos fariseus o comportamento dos seus discípulos no Evangelho de hoje, narrado por Lucas:                                                                                

   

'Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.’ Lucas 6,1-5

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus Cristo, o Senhor nos manifesta a vossa vontade e nos ensina o respeito e a consideração pelo valor e pelo dom das vidas de vossos filhos amados; nos alimentas com o Pão Vivo descido do céu, o Pão da Vida – Jo 6, 32-35, para nos fortalecer, e já fazer que experimentemos as alegrias da vida eterna.... Somos vossos Pai Santo e tudo que somos, temos e amamos procedem de Vós e por isso, na graça e na força de vosso Espírito Santo, proclamamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador – Jo 4,42! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que cuidais do vosso povo com indulgência e o governais com amor, dai, pela intercessão de São Gregório Magno, o espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da vossa Igreja, a fim de que o progresso das ovelhas contribua para a alegria eterna dos pastores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para ‘abençoar os que perseveram no esforço pela paz e pelo entendimento em meio aos conflitos, abrindo caminhos de esperança e dignidade - em especial, para os desempregados e os que vivem na extrema pobreza, amparando as instituições empenhadas na promoção humana e na defesa do bem comum.’ Amém!

Brasília – DF., 03 de setembro de 2022

     Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Ed: 2016, revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário