17.9.22

LUCAS 8,4-15 - PARÁBOLA DO SEMEADOR : REFLEXÃO DE ANINHA

 







Faz um bom tempo, ganhamos um galhinho de amora de um casal muito querido, amigo nosso de longa data: Anita e Edgar Vieira, que o trouxe de Cuiabá-MT; coloquei em uma vasilha com água, que deu raízes, que plantei, cuidei, e deu abundantemente belas, doces e saborosas amoras ...

Assim é a Palavra do Senhor... É preciso recebê-la, acolhê-la, conservá-la no coração, meditá-la e perseverar sempre nela, buscando através do discernimento com a ajuda do Espírito Santo, qual é a vontade do Senhor para a nossa vida e seguindo essa vontade, possamos produzir frutos de santidade, tal qual o Senhor explica aos seus discípulos e a nós também, nesta narrativa de Lucas:

                                                            



'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”. Lucas 8,4-15

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a cultivarmos a semente do vosso amor em nós para que cresça e amadureça em boas ações: ações de amor, de solidariedade, de fraternidade, pois a perseverança nos leva a sermos todo ouvidos, todo sentidos, todo coração, sempre atentos à vossa voz para fazer a vossa vontade; e, estejamos sempre prontos e solícitos para ajudar o irmão, porque isso vos é agradável! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor! 

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe para, como a Senhora, guardemos, conservemos  a Palavra no nosso coração, e, sendo perseverantes na escuta, saibamos discernir a vontade do Pai - vivenciando-a, no nosso dia a dia, onde quer que nós estejamos, amém!

Brasília – DF., 17 de setembro de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 19.09.2015, revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário