22.9.22

LUCAS 9,7-9 - HERODES E JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

Moramos em Brasília-DF., desde o final dos anos setenta e o que se dizia naquela época sobre as pessoas que ocupavam cargos de projeção ministerial é que elas, em situações de confronto social diziam aos seus interlocutores: "você sabe quem eu sou? Você sabe com quem está falando?" Atitude essa que revela o abuso de poder, semelhante ao procedimento de Herodes para com João Batista...

Certo dia, levei minha filha de carro à escola infantil e um homem de paletó e gravata estacionou de forma errada atrapalhando a passagem de quem necessitasse adentrar à escola com criança e mochila e delicadamente fiz-lhe uma pequena admoestação a respeito da atitude dele e ele respondeu-me o jargão acima... Minha reação foi de surpresa – pois constatei o que acima mencionei; dei um sorriso de deboche e disse-lhe: ah..., não acredito que isso esteja acontecendo comigo e repeti o que ele disse... Deu certo, acalmei os ânimos dele, mas ele continuou estacionado do mesmo jeito... Coisas de Brasília, que pelos acontecimentos atuais, continuam...
Herodes mandou matar João Batista e, curioso, queria saber quem era Jesus e procura se informar, conforme nos narra Lucas no Evangelho de hoje:    

                                                        

                          

 'Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.'  Lucas 9,7-9

Herodes procurava ver
Jesus, mas a sua curiosidade, acredita-se, não seria para uma convivência pacífica com Jesus... Jesus conhece os nossos corações e o mais profundo de nosso ser; Jesus sabe quem somos!  Jesus é o Emanuel – Deus Conosco, Mt 1. Jesus é o Filho amado de Deus Pai – Mt 3,13s, que veio para nos reconciliar com Ele – Rm 5,10; 2 Cor 5,18; 1 Jo 4,10; Jesus é o Eleito de Deus - Jo 1,31-34;49. Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo; é o Enviado de Deus Pai, para nos revelar a Verdade – Jo 1,29.

Só Jesus tem palavras de vida eterna e como Pedro nós cremos e reconhecemos que Jesus é o Santo de Deus – Jo 6, 67
s. Jesus é o Bom Pastor que nos conduz e nos dá Vida em abundância: é Um com o Pai - Jo 10. Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai e é luz do mundo – Jo 8,12; 11,9-10; 12,35. Jesus é a Verdade, concernente à nossa vida moral – Jo 8,32, e assim seguindo esse Caminho, obteremos a Vida - Jo 12,50, e Vida Eterna para partilharmos com Ele em seu Reino de Amor – Jo 14. Jesus é a Videira na qual devemos permanecer para que Ele permaneça em nós – Jo 15.  Jesus é o nosso Salvador - Jo 4,42! Foi Jesus quem realizou plenamente a vontade de nosso Deus e Pai - dócil e obediente, foi flagelado, crucificado, morto e sepultado, mas ressuscitou como está nas Escrituras, e vive com o Pai à Sua direita para julgar os vivos e os mortos – Jo 18-21, assim professamos a nossa fé!


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20, e para ficar conosco, diariamente, nos dá seu Corpo e Sangue na Santa Eucaristia a fim de  nos dar força, ânimo, coragem e assim, estarmos próximos, à Sua estatura – Ef 4,13. Jesus é o Senhor da nossa história e ‘fazendo-nos Um com Ele, deu-nos esperança, fé e amor que formam a estrutura do Reino Eterno de Deus’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, nós vos amamos e ao Senhor Jesus Cristo, e queremos que Ele fique conosco; e, como um selinho grudado em nós, nós queremos estar sempre unidos a Ele para sermos dóceis, obedientes, mansos e humildes de coração à Sua Palavra, vivenciando-a, testemunhando-a e anunciando-a onde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe, para que estejamos  abertos, receptivos à Palavra do Senhor,  acolhendo a todos indistintamente; e, ajudar, a transformar este mundo com a nossa solidariedade e fraternidade, respeitando o direito de todos, com justiça e amor! Amém!  

Brasília – DF., 22 de setembro de 2022

  Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!

 

Ed: 24.09.2015, revisada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário