9.9.22

LUCAS 6,39-42 - PARÁBOLA DO GUIA CEGO : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

A confiança que temos em uma pessoa, nós a reconhecemos pelo quanto são verdadeiras e coerentes as suas palavras, seus atos, gestos e ações que aquela pessoa representa ou demonstra, naquilo que realiza.

São Paulo na primeira carta a Timóteo, agradece a Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em designá-lo para o seu serviço - 1Tm 1,12. Jesus conhecia o caráter e as atitudes de São Paulo e por isso o colocou como seu discípulo porque sabia que nele podia confiar, e assim a misericórdia de Deus transbordou em São Paulo, porque até então ele agia contra o Senhor, por ignorância... 1Tm 1,13-14. A trave é maior que o cisco e Jesus nos adverte para que nós nos vejamos em São Paulo, o quanto podemos ser ignorantes da Misericórdia Divina, e até hipócritas, para com os irmãos, no nosso jeito de ser. Acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por Lucas:

                                                                  


 'Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.' Lucas 6,39-42

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a despir-nos do velho homem, da velha mulher, deixando-nos conduzir pelo Senhor de olhos bem abertos, porque ‘tendo sempre o Senhor ante nossos olhos e ao nosso lado, não vacilaremos.’ – Salmo 16,7-8:  teremos santidade de vida, para com zelo e respeito, acolhermos a vossa  Palavra e assim caminharmos na luz de Cristo! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, Deus de Amor e de Misericórdia, perdoai-nos pelos aspectos negativos em que temos sido críticos e censores dos outros – especialmente daqueles mais próximos de nós, e ensinai-nos a amar os outros como o Senhor nos tem amado. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para remover a trave dos nossos olhos e assim as nossas palavras e a nossa conduta, possam ser exemplos da vida em Cristo, agradáveis ao Senhor e possam edificar, soerguer, levantar as pessoas com as quais convivemos; e, como a Senhora Mãe, façamos a vontade do Senhor - Mt 12,50. Amém!

Brasília – DF., 09 de setembro de 2022

       Ana Pinto de Miranda Bessa

                 À serviço do Senhor!

 

Ed: 11.09.2015 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário