28.9.22

LUCAS 9,57-62 - EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

 

Para se conhecer uma pessoa precisamos conviver com ela; e, existem diferentes formas para a conhecer, como astros e estrelas da música, da tevê, do cinema, nestes dias, da política, estão em nossa telinha quase que diariamente; e, quando as encontramos sentimos familiaridade com elas, mas só que não existe reciprocidade..., regra geral, podemos não ser bem acolhidos... Vemos, escutamos essas pessoas, sabemos da vida delas, mas elas não nos veem não nos conhecem, não sabem nada de nós. Também, quando lemos bons livros e gostamos das leituras, os autores se tornam nossos conhecidos e queremos ter seus livros autografados por eles; e, existem pessoas que enfrentam filas para conseguir uma dedicatória e uma assinatura social...

Somos pessoas carentes de ídolos, ídolos que podem até nos trazer alguma alegria e felicidade, mas são ídolos – pessoas como nós, só que se destacaram em algo que nos atrai; mas algumas, são cheias de carências e muitas vezes insatisfeitas com a própria vida que têm... Jesus é radical, quando nos chama para segui-Lo... Devemos abandonar tudo instantaneamente, e deveremos estar como se diz ‘livre, leve e solto’, porque nosso Deus é um Deus ciumento’ – Ex 20,5-6. Acolhamos com amor, o que o Senhor nos fala hoje, conforme a narrativa de Lucas:

                                                            

                                         

'Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhes: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.'    Lucas 9,57-62

Assim sendo, depreende-se  que nosso serviço ao Senhor se faz não somente pelo conhecimento, mas pela familiaridade, assiduidade,  intimidade diária com a Sua Palavra e com o seu Corpo e Sangue que se fundamentam na fé; fé, alicerçada na esperança e no amor ao nosso Deus e Pai em Cristo Jesus que nos capacita, nos fortalece para segui-lo e servi-lo, sem apegos ao que deixamos, assim como as pessoas vocacionadas à vida  consagrada e sacerdotal o fazem, e são felizes!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus não nos proíbe de alegrarmo-nos com os ídolos terrenos, mas, não os consideremos mais importantes que nosso Deus e Pai, tendo sempre em mente que podem ser bons, mas são passageiros: 'seus dias são semelhantes à erva que florescem como a flor nos campos, apenas sopra um vento e já não existem mais...' – Sl 103,15-16;   mas, a graça, a alegria e a misericórdia de nosso Deus e Pai em Cristo Jesus são eternas, como a alegria das mulheres que indo ao sepulcro de Jesus, encontraram Jesus vivo, ressuscitado e diz-nos Mateus 28,8 que '... Elas, partindo depressa do túmulo, comovidas e com grande alegria, correram a anunciá-Lo aos seus discípulos'. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, pela graça e unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender o valor em conhecer a Palavra e o Senhor da Palavra, para sermos mensageiros da alegria da Boa Nova de Jesus, 'a fim de ganharmos Cristo e ser achado nele!' - Fl 3,8s, porque só Ele tem palavras de vida eterna - Jo 6,68 e só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida - Jo 14,6 que nos conduz à Vós e ao vosso Reino de Amor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, Mestra de Jesus na sua infância, ajuda-nos Mãe a perseverarmos na leitura diária, na escuta, na meditação da Palavra para que seja vivida, celebrada e testemunhada por nós, segundo a vontade do Senhor, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Brasília – DF.,28 de setembro de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!


Ed:30.09.2015, revisada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário