13.9.22

LUCAS 7,11-17 - O FILHO DA VIÚVA DE NAIM : REFLEXÃO DE ANINHA

 






A Igreja celebra a Memória de São João Crisóstomo, Bispo e Doutor. João Crisóstomo (349-407) foi anunciador fiel da Palavra de Deus, como presbítero em Antioquia e bispo em Constantinopla. Dedicou-se à evangelização e à catequese, à obra litúrgica, caritativa e missionária. Sua pregação no campo moral e social acarretou-lhe duras oposições e, enfim, o desterro, onde faleceu. Em sua obra de doutor, destaca-se o seu comentário às Escrituras, especialmente às cartas paulinas. Liturgia

 

Caríssimos, a compaixão e a misericórdia de nosso Deus e Pai para cada um de nós que acredita, confia e espera nele – Sl 27,14 e em Jesus Cristo, seu Filho amado – Mt 17,5, continuam a atuar no mundo através da Providências Divina que acontece em nossas vidas e na vida dos nossos queridos...  Esta Providência Divina aconteceu comigo, com uma amiga - estávamos com 18 anos, e um cunhado, quando afogávamos no rio Paraguai, em Cáceres Mt. nos anos 60; aconteceu também, comigo e meu esposo, quando um botijão de gás na obra pegou fogo, com risco iminente de explosão... E, quando um carro em alta velocidade colidiu com a traseira do nosso carro, arremessando-o para o canteiro central de uma rodovia movimentada nos dois sentidos - colidimos frontalmente com um poste de alta tensão ... O carro teve perda total, mas as portas não emperraram e saímos sem nenhum arranhão, graças a Deus! Jesus protege, Jesus liberta, Jesus salva, Jesus ressuscita:

                                                          



'Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós, e Deus veio visitar o seu povo”. E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza.' Lucas 7,11-17

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sois bondoso, compassivo, misericordioso para conosco – Sl 103,13, e como Jesus, é uno com o Senhor – Jo 10,30, ele é também, bondoso, compassivo, misericordioso... E, assim como o foi com a viúva e o filho, em Naim, foi comigo e com meus amigos, com meu esposo e eu; e, poderá ser com você... Creia, clame, confie nele: Jesus! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, força dos que em vós esperam, que fizestes brilhar na vossa Igreja o Bispo São João Crisóstomo por admirável eloquência e grande coragem nas provações, dai-nos seguir os seus ensinamentos, e robustecer-nos com sua invencível fortaleza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, ‘pelas viúvas desamparadas e pelos jovens desorientados’ para que se voltem para Jesus e sintam a alegria de conhecê-Lo – Jo 3,29; At 2,46;13,51, vivenciando a sua Palavra, anunciando-o e testemunhando-o em todas as circunstâncias de suas vidas, porque Ele está e estará conosco até a consumação dos séculos – Lc 7,16; Mt 28,20! Amém!

Brasília – DF., 13 de setembro de 2022

       Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!

 

Ed: 18.09.2018 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário