30.9.22

LUCAS 10,13-16 - AS CIDADES SEM FÉ : REFLEXÃO DE ANINHA

 








     

A Igreja celebra a Memória de São Jerônimo Presbítero e Doutor. Jerônimo foi um dos grandes doutores da Igreja. Erudito, grande estudioso das Escrituras, São Jerônimo foi conselheiro espiritual, monge e secretário do Papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a versão latina da Bíblia. Suas epístolas e trabalhos de erudição atestam uma profunda espiritualidade, grande sabedoria e intenso amor a Cristo. É tido como o maior dos Padres Latinos. Jerônimo morreu no ano de 420. Liturgia


Caríssimos, sinto que quanto mais acumulamos conhecimento e vivência da Palavra de Deus, mais leves, livres e soltos ficamos, e mais e mais, queremos perseverar nela, como fez São Jerônimo, pois nos diz o Senhor: “conhecerás a verdade e a verdade vos libertará”! Jo 8,32. Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno, para sempre – Sl 136, quer que todos nós sejamos felizes... Enviou-nos Anjos, Profetas e o próprio Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo - Jo 3,16; mas, mesmo vendo e sabendo dos feitos do Senhor, muitos corações fechados pelo obscurantismo, rejeitaram Jesus, rejeitando o próprio Deus que os criou... Verdadeiramente, nosso Deus e Pai é compassivo, clemente, misericordioso – Sl 103,8.13, mas a indiferença, a rejeição de muitos, se não se converterem, resultarão em condenação, como nos narra Lucas, no Evangelho de hoje:  

                                                               


                                

'Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.' Lucas 10,13-16.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque os milagres, os testemunhos, expressam a vossa presença e a vossa ação no meio de nós... Inflame ó Pai, o nosso coração de vosso amor para que estejamos sempre voltados para Jesus e aprendamos a reconhece-lo em cada irmão... Pai, em nome de Jesus, libertai-nos ó Senhor das futilidades e dos ídolos deste mundo para que nos voltemos para vós; que pela graça, unção e pela força de vosso Espírito Santo, a vossa luz seja derramada sobre nós, nos ilumine, nos impregne, e fique conosco para a irradiarmos, testemunhando a vossa Palavra e a vossa vontade aos irmãos, onde quer que nós estejamos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
 

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que destes ao presbítero São Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que ‘busquemos conhecer o Senhor de coração aberto, receptivo e sincero, preservando e renovando em nós o amor à Sagrada Escritura, seguindo o exemplo da Senhora’! Amém!

Brasília – DF., 30 de setembro de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!


Ed: 2016, revisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário