23.9.22

LUCAS 9,18-22 - PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO. PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 



A Igreja celebra a Memória de São Pio de Pietrelcina, Presbítero -1887/1968, Frade Capuchino. Recebeu os estigmas da Paixão em 1918, que o acompanharam até o dia de sua morte. Eminente confessor e diretor espiritual, gozava de inúmeros dons e carismas extraordinários, atraindo imensa multidão de fiéis. Foi canonizado por São João Paulo II em 2002. Liturgia


Caríssimos, como filhas e filhos amados de nosso Deus e Pai, o Senhor nos deu um DNA que nos faz pessoas únicas, indivíduos, cada um com o seu jeito de ser, e somente a convivência pode nos ajudar no conhecimento do outro... No nosso dia a dia aproximamo-nos das pessoas de bem quando existe um interesse mútuo, afinidades, para daí então, revelarmo-nos umas às  outras... E maravilhoso,  é que essa convivência pacífica e harmoniosa, vai nos moldando uma a outra, em discernimento;  e vamos nos assemelhando ao seu jeito de ser,  em especial, como aconteceu com o Padre Pio, em relação a Jesus.

Vimos ontem que Herodes ainda não conhecia Jesus, mas ouviu falar dele e procurava vê-lo – Lc 9,7-9. E hoje, Jesus, após um tempo de oração com seus Apóstolos, quer saber dos mesmos, não só o que o povo diz, mas o que eles mesmos dizem dele, e Pedro lhe responde ...; e Jesus, então, lhes antecipa o sofrimento que irá passar, segundo nos narra Lucas, a seguir:

                                                            


'Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.' Lucas 9,18-22

Jesus, na festa da Dedicação em Jerusalém, responde aos judeus, sobre a sua identidade, dizendo-lhes ser ‘Uno com o Pai – Jo 10,30’, revelando-nos um ‘mistério de unidade vasto e profundo’; concluindo, diz-lhes ainda, ‘... o Pai está em mim e eu no Pai’ – Jo 10,38. Jesus veio para nos salvar – Jo 3,16! Sabe tudo e nos conhece plenamente – Jo 21,17, mas, como perfeito amigo que verdadeiramente é – Jo 15,15, quer saber de cada um de nós, de nossa boca, de nossa alma e de nosso coração, olho no olho: como O vemos, sentimos e o quanto O amamos! Aprendi que ‘os nossos louvores, nada acrescentam ao Senhor, mas nos aproxima dele’! Louvemos, sempre, o Senhor! 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos...; sois o Senhor das nossas vidas e colocamo-nos em vossas mãos... Ajuda-nos Senhor a termos um coração puro, todo dedicado a vós, ao Pai e ao Espírito Santo, como o amor dos amantes, cantado por Davi no salmo 144. O desejo de estar junto de vós nos enche de gozo e de alegria. Ajuda-nos Senhor, a sentirmos a vossa presença em nós para que vos glorifiquemos e o Senhor nos glorifique, para que ‘outros possam ver a vossa obra em nossos corações’ e proclamemos jubilosos: Glórias e louvores, a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ’Deus eterno e todo-poderoso, que destes ao presbítero São Pio a graça singular de participar da cruz de vosso Filho e, por seu ministério, renovastes as maravilhas de vossa misericórdia, concedei-nos, por sua intercessão, que nos associemos continuamente à paixão de Cristo e cheguemos alegremente à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que tenhamos um coração manso, compassivo e misericordioso para com os irmãos, em unidade com Jesus, anunciando-o e testemunhando-o, como ‘O Cristo de Deus', em palavras, gestos e ações em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Brasília – DF., 23 de setembro de 2022

       Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!

 

Ed: 2016, revisada.


  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário