21.9.22

MATEUS 9,9-13 - A VOCAÇÃO DE MATEUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 






 

A Igreja celebra a Festa de São Mateus Apóstolo e Evangelista. Mateus, o publicano, chamado também Levi – Mc 2,14; Lc 5,27, passou de cobrador de impostos a discípulo do Mestre que lhe dissera: “Vem e segue-me” – Mt 9,9. No seu Evangelho, redigido para a comunidade judaico-cristã, o Cristo se manifesta como o Mestre e o Fundador do novo Israel, que promulga a justiça nova do Reino dos céus centrada no amor. É o Evangelho da Igreja constituída sobre a fé de Pedro, chamada a ser sacramento de reconciliação e de encontro entre Israel e todos os homens. Sua memória a 21 de setembro é feita pelo martirológio jeronimiano – séc. VI. Liturgia

Jesus responde aos judeus sobre trabalhar em dia de sábado: ‘... que seu Pai trabalha até agora e ele também trabalha - Jo 5,15s’; e, meditando sobre o chamado de Mateus, lembro-me que os primeiros discípulos de Jesus estavam trabalhando quando Ele os chamou: Pedro, João, Tiago, estavam lavando as redes após uma pescaria; Mateus trabalhava na coletoria de impostos, ‘era chamado de publicano, e muitas vezes alguns desses publicanos eram desonestos e ladrões e eram detestados pelos judeus’... Jesus Ressurreto, chamou Paulo, na estrada de Damasco, indo em missão para perseguir cristãos...

Verdadeiramente, nosso Deus e Pai não faz acepção de pessoas, mas depreende-se que é necessário para trabalhar para o Reino de Deus: competência, disciplina, iniciativa, boa vontade, disposição e disponibilidade, e demais virtudes que nos levem a servir o Senhor nosso Deus e aos irmãos, quando então mudamos nosso jeito de ser, da pessoa velha que somos, para a nova pessoa com Cristo Jesus e em Cristo Jesus, quando então desempenharemos nossos dons, e até poderemos compartilhar nossos bens com os mais necessitados, exercendo a solidariedade, a fraternidade e a misericórdia e assim chegarmos perto da estatura de Cristo – Ef 4,11-13. Jesus chama a cada um de nós... A decisão é nossa... Abramos o nosso coração para acolher a sua Santa Palavra, narrada por Mateus:
   

                                                              



'Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Mateus 9,9-13

Diz-nos a Igreja que ‘Para ser verídico, o sacrifício exterior deve ser a expressão do sacrifício espiritual: “Sacrifício para Deus é um Espírito contrito... – Sl 51,19”. Os profetas da Antiga Aliança denunciaram, com frequência, os sacrifícios feitos sem participação interior – Am 5,21-25 ou sem ligação com o amor do próximo – Is 1,10-20. Jesus recorda a palavra do profeta Oséias: “Misericórdia eu quero, não sacrifício – Mt 9,13; 12,7; Os 6,6”. O único sacrifício perfeito é o que Cristo ofereceu na cruz, em total oblação ao amor do Pai e para nossa salvação – Hb 9,13-14. Unindo-nos a seu sacrifício podemos fazer de nossa vida um sacrifício a Deus.’ CIC 2100

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que a vossa misericórdia é eterna e o seu amor é sem fim; e tanto quanto os céus distam da terra a vossa misericórdia é grande para os que o temem - Sl 103,11. Ajuda-nos Senhor Jesus, a sermos misericordiosos, como vosso e nosso Deus e Pai é misericordioso para conosco - Lc 6,36. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos misericordiosos, contribuindo com os nossos dons e bens, trabalhando e servindo ao Senhor com poder e autoridade, sem impedimento, na força de seu Espírito Santo, amém!

Brasília – DF., 21 de setembro de 2022

       Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!

 

Ed: 2015, revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário