24.3.20

JOÃO 5,1-16 - CURA DO ENFERMO NA PISCINA : REFLEXÃO DE ANINHA



Nosso Deus e Pai tudo criou, tudo formou, abençoou, e disse que tudo era bom e quando, no sexto dia nos fez, disse que ‘era muito bom’ – Gênesis 1,10.11-12.18.21.25. Assim como Jesus utiliza de parábolas para exemplificar e facilitar o entendimento e a compreensão de suas palavras, Deus, para simbolizar sua presença no meio de nós, dentre outros, deixou-nos a água, elemento primeiro de sua criação - para sermos batizados, e pela ação do Espírito Santo em nós, adentrarmos à vida cristã, ou seja, somos transformados  e nos tornamos ‘cristãos’, herdeiros de Deus e co-herdeiros de seu Filho Jesus – Rm 8,14-17. Óh, Glória!

A Eucaristia – corpo e sangue de Cristo, simbolizada pelo pão e vinho, instituída pelo próprio Jesus – Lucas 22,19-20, é fortaleza e salvação para o nosso corpo e nossa alma, porque Jesus quis permanecer em nós, para que nós permaneçamos nele – João 6,56. Caríssimos, não estamos sozinhos... Graças, Senhor!

No Evangelho de hoje, a água da piscina de Betesda, com seu poder curador, tornou-se em Israel fonte de esperança de cura para muitos doentes, mas, só que apenas um conseguia entrar; e havia um homem doente que lá estava há muitos anos: Jesus o vê deitado e se aproxima, vai até ele, e, em respeito à sua vontade lhe pergunta se quer ficar curado, e ao seu sim, Jesus fonte da Vida Abundante – Jo 10,10, ordena-lhe que se levante, ele obedece, e o milagre acontece...
                                           


'Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados - cegos, coxos e paralíticos -. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega na tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.' João 5,1-16.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos diz que ‘para nós entrarmos no Reino do Pai, devemos nascer da água e do Espírito - João 3,5’ – ‘alusão ao batismo e à sua absoluta necessidade’, a fim de participarmos da vida nova que Cristo nos dá – Rm 6,4. Jesus nos revela ainda que devemos ser obedientes: como ontem, o funcionário real acreditou que Jesus curaria o seu filho, à distância, e o obedeceu, indo para casa – João 4,43-54; em Jerusalém, o doente acamado, também obedeceu a Jesus, e os milagres aconteceram, em suas vidas, respectivamente. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que os sacramentos que como bons cristãos vivenciamos na santa Igreja, possam ‘criar em nós um coração que seja puro e a alegria de sermos salvos’ – Salmo 51,12.14. Amém!

Brasília-DF., 24 de março de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa

                 À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário