25.3.20

LUCAS 1,26-38 - ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor e sempre cercou de especial devoção os nove meses transcorridos entre a concepção e o nascimento de Nosso Senhor. E foi assim que, a partir data do nascimento de Cristo, chegou-se àquela de sua concepção. Cálculos medievais afixaram para o mesmo dia 25 de março a data da criação do mundo e da crucifixão (recriação do mundo em Cristo). Mas o mais importante, certamente, é que, pelo "sim" de Maria, toda a Igreja é inserida no mistério da redenção. Liturgia

Caríssimos, vemos em muitos lugares a frase: “Deus é Fiel”, e o Evangelho de hoje no anúncio do nascimento de Jesus testemunha a sua fidelidade no cumprimento de suas promessas, desde Abrão – Gêneses 18,9-14; Isaías 7,14; Mateus 1,23, e etc...

Nosso Deus enviou Anjos, Patriarcas, Profetas para ensinar e guiar seu povo no caminho do bem; e no tempo favorável, dando-nos uma última chance, quis compartilhar sua ação benevolente para nos salvar através de Maria, uma jovem, cheia de graça...

Como mãe e filho no ventre, nos faz una com o bebê, diz-se que o bebê, sente todas as nossas emoções e sensações  e provavelmente, com Jesus também o foi... Jesus ao dizer ser manso e humilde de coração – Mateus 11,29; em acolher, abraçar e abençoar as crianças – Marcos 10,13-16; João, reclinando-se sobre o seu peito para falar-lhe baixinho – João 13,25; dar o perdão à pecadora e salvá-la da punição de ser apedrejada – João 8,1-11, dentre outros, nos revelam o sentimento materno de Jesus, vivenciado com sua mãe..
                                     


'Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.' Lucas 1,26-38

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque pelo ‘sim’ de Maria em fazer a vossa vontade, e com José: acolherem, amarem, educarem Jesus, vosso Filho Amado, o Emanuel – Deus conosco por vós enviado para nos salvar – Mateus 1,23.21; João 4,42, o fizeram , com amor e Jesus está conosco, hoje e sempre ... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja, nós vos rogamos: ‘Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Caminha conosco e ajuda-nos Mãe, ‘para que todos nós cristãos, seguindo o vosso exemplo, saibamos estar disponíveis nas mãos de Deus’, para agirmos, em todas as circunstâncias de nossas vidas, segundo a sua Palavra, assim como a Senhora o fez! Amém!


Brasília-DF., 25 de março de 2020
Ana Pinto de Miranda Bessa
          À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário