11.3.20

MATEUS 20,17-28 - TERCEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO. PEDIDO DA MÃE DOS FILHOS DE ZEBEDEU : REFLEXÃO DE ANINHA





Caríssimos, aprendemos que o ontem já passou... Que o amanhã é futuro e não sabemos como será... Que temos somente o agora, o presente, como Deus o revelou a Moisés: “Eu sou aquele que é” – Ex 3,14!

Mas, em Jesus Cristo, enviado por Deus nosso Criador – Jo 3,16, ele nos revelou, dentre outros, ser : ‘a Vida Abundante; Uno com o Pai’ – Jo 10,10.30 e esta verdade de um Deus transcendente, permaneceu em mistério até Jesus nos revelar a iminência de sua Paixão, Morte e Ressurreição, bem como nos revela o nosso futuro no Evangelho de hoje, ao responder ao pedido da mãe dos filhos de Zebedeu, que para sermos grandes no Reino de Deus , devemos tornar-nos servidores, imitando e seguindo os passos dele, Jesus...
                                             


'Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.' Mateus 20,17-28

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pela consideração, paciência e cuidado de Jesus para com seus discípulos, anunciando-lhes, uma, duas, três vezes o que lhe sucederia, para que quando acontecesse, se mantivessem firmes e fortes na fé... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, conservai constantemente vossa família na prática das boas obras, e, assim como nos confortais agora com vossos auxílios, conduzi-nos aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a termos a fé, a esperança, a confiança e a perseverança em um presente sem competições descabidas, nem vanglórias, colocando-nos à serviço do Senhor, e assim fazermos o que agrada ao Pai! Amém!


Brasília-DF., 11 de março de 2020
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário