2.3.20

MATEUS 25,31-46 - O JUÍZO FINAL : REFLEXÃO DE ANINHA



Para mim, a família humana simboliza a Família Divina porque sendo unida, delibera seus propósitos, projetos, anseios, que se estendem também à vida comunitária, assim como os ensinamentos e a vontade de nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, com o Espírito Santo, abrangem a todos nós, no mundo inteiro... Nós, como famílias do Senhor, alicercemo-nos no amor, respeitando-nos mutuamente, reconhecendo o nosso limite e o de cada pessoa, ajudando-as, em suas necessidades e vice-versa...

Jesus no Evangelho de hoje nos pede isso e como seria maravilhoso se o ouvíssemos, como nosso Pai nos pede, em Mateus 17,5: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o!”

                                          

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.' Mateus 25,31-46

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos adverte quanto à conduta que devemos ter em atos de misericórdia para com a vida dos carentes e marginalizados, necessitados de ‘paz e de pão’, quando então receberemos a recompensa em fazer a vossa vontade como partícipes integrantes da vossa Família, no vosso Reino de Amor – Mt 25,34.40! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ´Convertei-nos, ó Deus, nosso Salvador, e, para que a celebração da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, com a Sagrada Família de Nazaré, rogai a Deus por nós e por todas as Famílias para que ‘sejamos iluminados pela Palavra do Senhor e fazermos dela a nossa regra de vida diária’. Ajuda-nos Mãe, a ouvirmos Jesus, vivenciando os seus ensinamentos, 'como dom e compromisso', aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília, DF., 02 de março de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário