15.9.20

JOÃO 19,25-27 - A MÃE E O DISCÍPULO AO PÉ DA CRUZ : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de Nossa Senhora das Dores. A memória da Virgem das Dores chama-nos a reviver o momento decisivo da história da salvação e a venerar a Mãe associada à paixão do Filho e ao lado dele elevado na cruz – Jo 19,25-27; Paulo VI, Marialis Cultus,7. Sua maternidade assume no Calvário dimensões universais. Esta memória de origem devocional foi introduzida no calendário romano pelo papa Pio VII – 1814. Liturgia

Caríssimos, as lembranças felizes povoam a nossa mente e nos ligam às boas recordações das pessoas que amamos e que queremos estar com elas; e, quando é chegada a hora dela voltar ao Pai, mesmo sabendo – pelo testemunho de Jesus que é preciso morrer para estar com o Pai, nós sofremos com a iminência da separação, porque não mais teremos conosco, a presença constante do familiar, do amigo que convivemos por um tempo...

A Igreja, ao celebrar a memória das Dores de Nossa Senhora ao lado de Jesus na cruz, nos consola e nos fortalece pelo profundo amor do Pai por nós que nos enviou seu próprio Filho para nos ensinar que o seu sopro divino e eterno quando do barro nos moldou – Gn 2,7, nos tornou seres viventes, filhos amados para vivermos eternamente; e, por Cristo, com Cristo, em Cristo, ansioso nos aguarda na sua Morada Eterna - Jo 14,1-3, ‘pois morrer não é o fim’; esta é a nossa fé, a nossa esperança!

                                       




'Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.' João 19,25-27.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos concedestes Maria, Mãe Admirável, Cheia de Graça e de bondade que em João – o discípulo amado, ‘está representado cada discípulo do Senhor, muito caro ao vosso coração, e Jesus, ao dar-nos o dom da sua vida, nos dá também o dom de sua Mãe, como auxiliadora, intercessora e modelo no nosso seguimento de Cristo’, amém!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ’Ó Deus, quando o vosso Filho foi exaltado, quisestes que sua Mãe estivesse de pé, junto à cruz, sofrendo com ele. Dai à vossa Igreja, unida a Maria na paixão de Cristo, participar da ressurreição do Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Ajuda-nos Mãe 'a vivermos um novo tempo, não nos deixando sucumbir pela dor, mas sejamos vencedores no amor de Cristo com a Senhora que Ele nos deu para nos acompanhar'. Amém! 

Brasília-DF., 15 de setembro de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa 

               À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário