30.9.20

LUCAS 9,57-62 - EXIGÊNCIAS DA VOCAÇÃO APOSTÓLICA : REFLEXÃO DE ANINHA

 


A Igreja celebra a Memória de São Jerônimo Presbítero Doutor. Jerônimo foi um dos grandes doutores da Igreja. Erudito, grande estudioso das Escrituras, São Jerônimo foi conselheiro espiritual, monge e secretário do Papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a versão latina da Bíblia. Suas epístolas e trabalhos de erudição atestam uma profunda espiritualidade, grande sabedoria e intenso amor a Cristo. É tido como o maior dos Padres Latinos. Jerônimo morreu no ano de 420. Liturgia

Caríssimos, fazendo uma retrospectiva, a Palavra de Deus nos recorda que ‘Jesus dirige-se decididamente para Jerusalém – Lc 9,51, onde, de acordo com a conversa que tivera com Moisés e Elias, no Monte Tabor, durante a Transfiguração, falavam de seu êxodo – partida, que se consumaria em Jerusalém – Lc 9,31’.

Como meditamos no sábado 26, os discípulos estavam felizes por estarem com Jesus, mas ao segundo anúncio de sua paixão, eles não compreenderam e calaram-se, guardando para si – Lc 9,43-45. Assim, quando eles, com Jesus, se dirigem para Jerusalém, depreende-se que a pessoa no caminho que manifestou a Jesus sua vontade em segui-Lo, ainda não tem conhecimento do anúncio da  sua paixão, e Jesus lhe revela não ter nada para oferecer; ‘exige radicalidade de vida no seu seguimento, a fim de se conformar a Ele e participar da sua vida e do seu destino’.                                                   


'Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”.  Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”.' Lucas 9,57-62

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque quando amamos e somos amados, tudo fica mais simples e fácil e sempre procuramos agradar a pessoa amada! Assim sois Vós ó Pai, assim é Jesus, vosso Filho amado para conosco e assim somos nós com o Senhor e com Ele, quando então com a vossa graça, podemos ‘relativizar tudo frente a Jesus e a Vós, a fim de ganharmos Cristo e sermos achados nele!’ – Fl 3,8-9! Amém!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que destes ao presbítero São Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos fiéis e perseverantes no seguimento obediente a Jesus e, ‘desejosos de crescer no amor pela Palavra de Deus, rezemos na oração do Angelus “... cheguemos, por sua Paixão e Cruz, à Glória da Ressurreição”’. Amém!

Brasília-DF., 30 de setembro de 2020

     Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário