14.9.20

JOÃO 3,13-17 : EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ - REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Assim como, ao comerem do fruto da árvore do paraíso, Adão e Eva incorreram no pecado e na morte – Gn 3, Deus quis que seu Filho, Jesus, nos oferecesse como o fruto de uma árvore – a árvore da Cruz – a graça e a vida eterna. A Cruz, “escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” – 1Cor 1,23, tornou-se para os cristãos motivo de glória. A festa da Exaltação da Santa Cruz é comparada à da Páscoa. A data de hoje recorda a dedicação das basílicas erigidas em Jerusalém sobre o Gólgota e o Sepulcro de Cristo.
Liturgia

Caríssimos, para aventurarmo-nos em uma mata ou floresta desconhecida, precisamos de um guia que nos conduza com segurança... No entanto, regra geral, este guia pela sua experiência ou com a ajuda de outros, traçou o seu caminho de ida assinalando pontos estratégicos para orientá-lo na volta, ou, já  a encontrou explorada e sinalizada...

No plano espiritual, nosso Deus e Pai por nos amar com amor eterno – Sl 136, sentiu saudades de nós e querendo reconciliar-se conosco para estarmos com Ele ‘na brisa do dia’, enviou-nos seu Filho unigênito para nos salvar Jo 4,42. Jesus, Caminho e Verdade – Jo 14,6, assim o fez ao preço da própria vida, para nos conduzir ao Pai! 

                                            



'Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.' João 3,13-17.

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus,  graças Pai porque ‘... Só aquele que “saiu de vós” pode retornar a vós: Cristo – Jo 16,28... Jesus, entregue a suas forças naturais, a humanidade não tem acesso à “casa do Pai” – Jo 14,2, à vida e à felicidade vossa, ó Pai. Só Cristo pôde abrir esta porta ao homem, “Ele, vossa cabeça e princípio, subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade”’. CIC 661. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que vosso Filho morresse na cruz, a nós que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém! Caminha conosco Mãe a ajuda-nos ‘a enfrentamos nossos sofrimentos por amor a Cristo, para que sintamos que estamos completando em nós os sofrimentos Dele, na Cruz’. Amém!


Brasília-DF., 14 de setembro de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
               À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário